Small caps: o que são e quais as vantagens de investir nelas

small caps

O mercado de ações é cheio de termos e expressões bem particulares. Esse é o caso das small caps. Se você tem alguma certa familiaridade com o setor de investimento em ações, deve já ter em algum momento ouvido o conceito, mas sabe na prática ao que ele se refere e quais são as melhores opções para investir o seu capital? Não? Então você chegou ao lugar certo.

Quem investe na bolsa de valores tem um perfil bem estabelecido. Pessoas que investem na bolsa de valores buscam as melhores oportunidades para o rendimento do capital investido e é exatamente dessa maneira que muitos investidores acabam chegando as chamadas small caps. As small caps consistem nas empresas com menor capitalização do mercado, mas isso não quer dizer que não são opções atrativas.

A conceitualização das small caps para você

O conceito das small caps não tem uma definição absoluta, o que em tese não chega a ser algo totalmente ruim. Recebem o nome de small caps as ações de empresas que não estão assim tão em alta na bolsa de valores, como as empresas tradicionais e conhecidas, denominadas de blue chips. No caso das small caps temos empresas com baixa capitalização de mercado.

A capitalização de mercado consiste basicamente no valor de mercado calculado com base na cotação das ações do pregão e o número de ações que compõem o capital da companhia. A capitalização de mercado dentre outras coisas nos permite, por exemplo, comparar uma empresa diante de outras para determinar o seu tamanho.

Não há um valor referencial para determinar qual seria a o valor de capitalização máxima de mercado para determinar uma small caps. Os investidores determinam esses limites por conta própria, ou seja, a referência para essa determinação acaba sendo algo particular, muitas vezes.

Para que você tenha uma ideia, algumas corretoras trabalham com o limite de valor de mercado de três bilhões de reais para ser classificado como uma small caps, enquanto outras deixam um intervalo sistematicamente maior entre dois e seis bilhões.

Pode parecer engraçado falarmos sobre empresas com menor capitalização de mercado com dois a seis bilhões de reais. Mas se pararmos para analisar e comparar, a AMBEV, por exemplo, tinha em meados de 2020 como valor de mercado cerca de duzentos e trinta bilhões de reais. Dá para perceber a diferença?

Além de ter uma menor capitalização de mercado, as small caps possuem uma menor liquidez, em outras palavras são ativos menos negociados no mercado.

Fora da bolsa comumente também costumam ser empresas não tão grandes assim visto que de fato não são empresas de grande porte.

Quais ações são classificadas como small caps?

Listar todas as ações que são small caps acaba sendo um verdadeiro desafio, sobretudo, pela grande variedade de conceitos envolvidos nesses processos. Vale destacar aqui que o conceito das ações small caps pode variar a depender do contexto, ou seja, dos critérios estabelecidos.

Um indicador interessante diz respeito ao Índice Small Caps que teve sua criação em meados dos anos 2000 e tem acompanhamento com a B3. O principal objetivo desse índice acaba sendo apresentar o desempenho médio das ações com a menor capitalização.

A carteira do mesmo é revisada constantemente e para aparecer no índices precisa ter alguns pré requisitos, como ter presença em noventa e cinco por cento dos pregões e não estar estejam na listagem de empresas do valor de mercado da B3.

Quais as vantagens do investimento em small caps?

A principal vantagem de investimento através das small caps acaba sendo justamente o alto poder de valorização dessas empresas com baixa capitalização de mercado. Essas empresas possuem a possibilidade de uma excelente rentabilidade para o investidor.

Por exemplo, quem investe cem e consegue faturar duzentos tem um rendimento substancial, cerca de cem por cento. No caos de uma empresa que não se configura como small, por exemplo, e o rendimento dela acaba sendo substancialmente menor e um retorno de apenas dez sobre cem se torna irrisório.

Além disso, outro ponto positivo para as small caps acaba sendo que, de modo geral, elas tendem a custar menos do que ativos de empresas já conceituadas no mercado que possuem um valor unitário mais elevado. Isso pesa positivamente para o investidor na hora de escolha suas opções de investimento.

 

Redação Hora do Mercado

Redação Hora do Mercado

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes do mercado:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANTENHA-SE CONECTADO

NOSSO PODCAST

EBOOK GRATUITO

Como Começar a Investir?

Aprenda de vez o passo a passo para iniciar sua jornada no mercado financeiro!