Quando falamos de ações, ou estamos começando a investir, é comum ouvir sobre o Ibovespa. Mas você já sabe o que é esse índice?
O que é o Ibovespa?
O Ibovespa é um dos indicadores mais importantes do mercado financeiro brasileiro. Ele serve como um termômetro para o comportamento das ações da nossa bolsa brasileira, a B3.
O Ibovespa é o índice da Bolsa de Valores de São Paulo, sendo o indicador do desempenho médio de uma cesta de ações listadas.
O índice é formado por uma carteira teórica de ativos que possuem os maiores volumes de negociação da bolsa. Esse volume chega a ser de 80% do volume total das negociações diárias.
Dentre as empresas de maior volume na bolsa brasileira estão: Vale, Petrobras, Ambev, Itaú, Bradesco, B3.
Frequentemente o IBOV, como é conhecido o índice Ibovespa é utilizado como benchmark (ou índice de referência) do mercado de renda variável.
História do Ibovespa
Com início em janeiro de 1968, é um índice de retorno total, considerando as variações de preço das ações, além do impacto de pagamentos de juros sobre capital próprio e dividendos.
Ao longo do tempo, esse índice sofreu algumas alterações na sua metodologia de cálculo. O critério utilizado para a composição do índice
Como é composto o Ibovespa?
Já que entendemos o que é o IBOV, vamos aprender um pouco sobre a composição dessa carteira teórica.
De 4 em 4 meses, a B3 avalia o rebalanceamento da carteira teórica do Ibovespa; tornando-o um índice bem dinâmico, já que sua composição é ajustada de tempos em tempos.
Alguns dos requisitos para que as ações venham a compor o índice são:
- Possuir cotação acima de R$ 1,00, não se enquadrando como uma Penny Stock
- Ter presença em pelo menos 95% dos pregões do último ano calendário.
- Não ser ação de empresa que está em recuperação judicial
- Que o volume financeiro dessa ação seja, no mínimo, de 0,1% do volume negociado no período.
- Empresa que possua um índice de negociabilidade, que considera a quantidade de negócios realizados e volume financeiro dos mesmos.
O peso de cada uma da ações que compõem o índice é definido pelo valor de mercado da empresa. É vedado também que uma única ação possua mais que 20% de participação na carteira.
Consulte a carteira atualizada do Ibovespa aqui.
Quais ações estão no Ibovespa?
O índice Ibovespa é composto, atualmente, por mais de 60 ações. Dentre elas, as principais são: B3SA3, VALE3, ITUB4, PETR4, MGLU3, JBSS3, BBDC4, WEGE3, BBAS3, ABEV3.
No site da B3, é possível visualizar todas as ações que fazem parte do IBOV.
Confira aqui todas as empresas que compõe o índice e todas informações atualizadas.
Como o índice é calculado?
O índice Ibovespa é calculado a partir do peso (participação) que a ação possui na carteira teórica, junto com o valor da cotação diária.
É necessário multiplicar o peso da ação pela cotação, encontrando assim, o número em pontos que compõe a formação do índice.
Quando condensado esses dados de todas as ações da carteira, se encontra o número de pontos do Ibov como um todo. Como o mercado é dinâmico e muda a cada minuto, o Ibovespa, de forma automática, recalcula esses valores; o que contribui que o índice oscile constantemente durante todo o funcionamento do mercado.
Para que serve o índice Ibovespa?
Como comentamos anteriormente, o Ibovespa serve como termômetro para o mercado acionário brasileiro. É uma boa medida para sabermos como estão sendo negociadas as principais ações da bolsa e sentido como está a expectativa do mercado para a economia do país.
Serve para termos um parâmetro de comparação, ajudando a definir se um investimento está sendo positivo ou negativo.
Na renda fixa, costumamos utilizar o CDI como o principal benchmark para compararmos os investimentos, buscando sempre ter um retorno acima dessa taxa.
Da mesma forma acontece na renda variável, onde o Ibovespa é o principal benchmark. Por isso, você deva sempre notar que os investidores e gestores buscam superar o desempenho do Ibov com a performance de suas carteiras, tendo assim, um resultado melhor que a média.
Quer saber mais sobre o mercado ações e como adicioná-las em sua carteira de investimentos? Entre em contato com um assessor de investimentos.