Muitos investidores acabam sendo atraídos pelos investimentos no exterior. Se você também sempre acabou imaginando que se tratava de uma boa opção, mas nunca imaginou por onde começar você chegou ao lugar certo. Aqui reuni algumas informações importantes de como você pode investir no exterior com conta no Brasil com o índice do IVVB11. Vem comigo?
Apesar de parecer uma opção extremamente atrativa, muitas pessoas acabam imaginando que o investimento no exterior consiste em uma missão complexa e árdua, mas isso não é bem assim. É possível investir no exterior estando do Brasil e comprando um único ativo. Calma que eu vou te explicar tudo o que você precisa saber. Mas antes, confira um material exclusivo que preparamos para você que ainda tem dúvida em como começar a investir, saiba mais clicando aqui.
Por sua abrangência e igualmente por questões de praticidade, o uso o IVVB11 tem se tornado cada vez mais frequente e também utilizado.
Mas o que vem a ser o IVVB11?
Primeiramente precisamos entender que o IVVB11 consiste em um índice, ou melhor, Fundo de Índice (ETF), que tem a sua negociação feita através da B3 (Bolsa de Valores brasileira) e que a sua performance está atrelada aos resultados da S&P500. Isso porque o IVVB11 replica os resultados do mesmo.
A S&P500 reúne mais das quinhentas maiores companhias com capital aberto dos Estados Unidos. Em outras palavras, podemos dizer que o IVVB11 consiste em exatamente o que você precisa para começar a investir no exterior sem que para isso precise abrir uma conta no exterior.
Com o investimento através do IVVB11, o investidor consegue investir tanto em uma das mais de quinhentas companhias americanas estando no Brasil quando consegue igualmente ter acesso a variação cambial. Isso porque o índice está atrelado a variação do dólar.
O que é S&P500?
Antes de adentrarmos um pouco mais em como o IVVB11 funciona, se faz necessário entendermos um pouco sobre o que é a S&P500 e a sua dinâmica de funcionamento. Então vamos passar brevemente por suas informações?
O S&P500 consiste em um dos maiores e igualmente o mais importante dos índices do setor econômico do mundo. Para que você tenha uma ideia macro do que estou falando, através dos dados do S&P500 mais a Nasdaq e Dow Jones, o investidor com bom conhecimento do mercado consegue analisar o mercado mundial e direcionar melhor seus investimentos.
No caso especial da S&P500, o índice está construído pelo valor das mais de quinhentas empresas/companhias que o integram. Logo, quanto maior o valor de mercado de uma empresa/companhia mais será a sua representação no S&P500, apenas para que você possa entender.
Como os investimentos no exterior funcionam na prática?
O índice IVVB11 está na Bolsa de Valores Brasileira, a B3, ou seja, pode ser adquirido pelos investidores brasileiros sem a burocrática necessidade de abertura de uma conta em uma corretora norte-americana.
O mesmo é negociado normalmente de maneira aberta no pregão, assim como outros índices e ações, podendo desta maneira acabar sendo comprado facilmente tenha você conta em qualquer corretora e dessa maneira integrar a sua gama de investimentos.
O único ponto importante dessa negociação que você precisa saber é que não são negociados na B3 ações do IVVB11, e sim cotas do fundo para investimentos no exterior.
Outro ponto importante que vale mencionar para que você não acabe pego desprevenido diz respeito a taxa administrativa para administração do IVVB11. Atualmente a taxa administrativa para administração desse investimento está em torno de 0,24% ao ano. Um valor relativamente baixo se considerarmos as possibilidades de rendimento que esse investimento abre as portas para você.
O valor da taxa administrativa é automaticamente, na data acordada, descontado do capital investido no índice especificamente.
A principal vantagem desse investimento acaba sendo favorecer o acesso a economias desenvolvidas e igualmente estáveis que podem render bons rendimentos.