Você já se perguntou se deve investir no seu banco tradicional ou corretora? Sim? Pois a resposta para essa questão é simples. É mais fácil, rentável e tranquilo o investimento através da corretora e aqui eu quero te mostrar porque eu defendo o investimento através da corretora ou banco de investimento. Tenho certeza que após esse bate-papo você não terá mais dúvidas a esse respeito.
Muitas pessoas acreditam que investir através dos bancos tradicionais acaba sendo melhor, ou, que abrir uma conta em uma corretora acaba sendo um trabalho difícil e desnecessário. O fato é que todos estes pré-julgamentos estão pautados sobre a nossa educação financeira que deixa muito a desejar e está parcamente desenvolvida.
Por conta disso temos muitos investidores limitando o seu capital as poucas opções que os bancos tradicionais oferecem. Mas o fato é que as corretoras oferecem igualmente inúmeras outras opções também muito lucrativas e seguras.
Se você sempre se perguntou se deveria investir no banco ou corretora, agora sabe que deve sempre optar pela corretora ou um banco especializado em investimentos. Certamente agora a sua dúvida deve ser em relação aos benefícios que a mesma apresenta, vamos ver?
Investir no banco tradicional ou corretora? A resposta é: banco de investimento ou corretora
Primeiramente, saiba que a sua dúvida é comum, ou seja, muitos são os investidores que se questionam sobre se devem investir nos bancões ou por corretoras. Para poder responder com propriedade e para que não restem dúvidas se faz necessário que você tenha em mente as vantagens e desvantagens destas opções.
Mas por quê? Isso porque quando falamos de mercado financeiro se faz extremamente fundamental que tenhamos embasamento e justificativas para defender que uma opção se faz melhor do que a outra. Além do mais, isso faz com que você se torne mais autônomo para cuidar e administrar sozinho do seu dinheiro.
Segurança
Há uma falsa crença popular de que os investimentos em bancos são mais seguros, mas isso não é verdade. É claro que a segurança consiste em palavra de ordem quando falamos de investimentos, é o seu dinheiro poupado arduamente que estamos falando, mas é mito que as corretoras são menos seguras que os bancos.
Você precisa unicamente optar por uma corretora ou banco de investimento de confiança para direcionar os seus investimentos. Cá entre nós nem todos os bancos são assim tão seguros. Uma dica é que, veja bem, uma boa corretora não se negará a passar nenhuma informação que você julgue necessária para se sentir seguro para a operação. É válido também ter o auxílio de um assessor de investimento, serviço que algumas corretoras e bancos de investimentos oferecem.
A rentabilidade do investimento
Investimentos feitos com o banco não rendem mais do que os investimentos feitos na corretora. Esqueça essa ideia. Aliás, para falar a verdade, você encontra opções com rentabilidade muito melhor investindo através da corretora e isso acontece justamente porque a mesma apresenta um leque significativo de opções para você.
Além disso, os investimentos na corretora que apresentam melhor retorno que os investimentos disponíveis no banco também se dividem entre as opções de renda variável e renda fixa. Então, não importa, qual seja o seu perfil, a rentabilidade acaba sendo melhor com o investimento feito pela corretora.
O baixo retorno disponível ao investidor nos grandes bancos pode ser explicado porque eles possuem uma gama muito grande de serviços sendo oferecidos e dessa forma não se concentram tanto em investimentos para o pequeno investidor.
Diversidade de opções
Falei anteriormente que os investimentos disponíveis nas instituições especializadas em investimentos são imensamente maiores do que os disponíveis no banco.
Isso acontece em partes pelo que mencionei também anteriormente, os grandes bancos possuem uma gama significativa de serviços e se dedicam pouco a explorar o segmento de investimentos e dessa maneira seu leque de possibilidades acaba sendo bem restrito.
Quem mais sofre com essa limitação acaba sendo o investidor que perde a oportunidade de investir em opções mais rentáveis para ele.