Banco de investimentos: o que é e como funciona?

Ingressar no mercado financeiro pode acabar sendo um verdadeiro desafio se você não tem conhecimento para tanto. Felizmente a internet está ai para isso e pode nos ajudar de maneira sistemática em relação a todas as nossas dúvidas. Muitos investidores acabam encontrando dificuldades para entender o conceito e a dinâmica de funcionamento do banco de investimentos, confundindo-o com banco múltiplo ou ainda com o banco comercial.

Aqui gostaria de te apresentar como de fato o banco de investimentos funciona para que você possa se sentir mais seguro e com mais conhecimento para poder atuar no mercado financeiro. Vem comigo?

Confira também esse conteúdo em forma de vídeo e se inscreva no nosso canal

Conhecendo o banco de investimentos

O banco de investimentos, sem rodeios, consiste em uma instituição financeira que tem foco especial no investidor. Todas as suas atividades são voltadas especialmente para esse grupo específico.

Ao contrário dos bancos que conhecemos e nos relacionamos durante a vida toda, também conhecidos como bancos comerciais eles não oferecem aos seus clientes produtos tais como conta corrente, conta poupança, e tão pouco produtos adjacentes tais como cartão de débito, crédito e similares. A sua atuação tem um foco totalmente diferenciado.

O objetivo de tais instituições é fomentar o investimento das mais diferentes formas possíveis. Consistem em instituições financeiras privadas que devem trazer o nome banco de investimentos em sua apresentação e são instituições constituídas por sociedade anônima.

Os bancos de investimentos não podem capitanear recursos através de depósitos, aplicações na poupança e ademais, como os bancos comerciais, a tomada de recursos aqui se dá pela emissão de Certificados de Depósito Bancário e Recibos de Depósito Bancário, venda de títulos e cotas em fundos de investimentos mantidos pela instituição.

Você também pode encontrar o banco de investimentos sendo mencionado apenas pela abreviação BI.

Os bancos tradicionais ou comerciais lucram através dos seus produtos financeiros e, sobretudo, dos juros cobrados nesses produtos, por exemplo, os juros cobrados no cartão de crédito ou no financiamento. Os bancos de investimentos, por exemplo, lucram através da intermediação de operações, assessoria financeira e administração de capital.

Em nosso país, os bancos de investimento sofrem uma série de restrições em relação ao investimento. Assim sendo, o capital dos mesmos não pode acabar sendo destinado, por exemplo, para fundos imobiliários, exceto na modalidade de Certificado de Recebíveis Imobiliários.

Banco de investimentos, banco comercial e múltiplo

Atualmente, acaba sendo difícil você encontrar um banco unicamente de investimentos ou puramente comercial. Tanto é que embora você talvez não saiba a definição de fato, você certamente possui hoje uma conta em um banco múltiplo.

Bancos múltiplos, ao contrário dos bancos de investimentos, não tem foco especialmente apenas no investidor, mas em todo o público em geral. Ou seja, oferece serviços tanto para o investidor quanto igualmente ao cliente “comum”.

As principais instituições do mercado atualmente são bancos múltiplos. Para citar alguns temos o Banco Santander, Bradesco, Itaú, e Caixa Econômica Federal.

Em outras palavras, os bancos de múltiplos oferecem serviços tais como conta corrente, cartão de crédito, débito e similares e também assistência para o investidor.

Quais as diferentes entre os tipos de banco?

A principal diferença entre o banco comercial, múltiplo e de investimento está, sobretudo, nos serviços oferecidos e no público para o qual se destinam.

Os bancos comerciais não oferecem serviços para investidores e como tal, não deve ser a sua escolha caso você pense em investir em algum momento, mas atende bem as necessidades básicas do cliente tais como conta corrente, conta poupança e a emissão de cartões, por exemplo.

Os bancos de investimentos estão direcionados unicamente aos investidores e as suas necessidades, como vimos logo no início.

No caso dos bancos múltiplos eles trazem o melhor dos dois mundos como diriam.

 

Redação Hora do Mercado

Redação Hora do Mercado

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes do mercado:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANTENHA-SE CONECTADO

NOSSO PODCAST

EBOOK GRATUITO

Como Começar a Investir?

Aprenda de vez o passo a passo para iniciar sua jornada no mercado financeiro!