Se você está começando a investir agora certamente gostaria de direcionar os seus recursos para opções de investimentos seguros. E você está certo, apesar de poder ser bem lucrativo, o mercado financeiro quando não conhecemos todas as suas características e especificidades, pode acabar rendendo prejuízos substanciais. Mas claro que não digo isso para te assustar, pelo contrário, você precisa apenas conhecer.
Com conhecimento você conseguirá investir nas melhores opções para o seu perfil de investidor. Mas se no momento você gostaria de conhecer opções de investimentos seguros, vem comigo.
Há inúmeras opções de investimentos no mercado, alguns com maior rentabilidade outros com menor rentabilidade, alguns com diferentes características que se tornam ausentes em outros. Por tudo isso que o mercado financeiro é rico em possibilidades e igualmente um inexplorável campo do conhecimento.
De cara é preciso que você saiba que não são todos os investimentos disponíveis no mercado que te assegurarão rentabilidade, segurança e tranquilidade. O que os investidores fazem na maior parte dos casos é buscar um equilíbrio entre ambos os pontos e optar pela opção que melhor se adequa ao seu perfil.
No caso do perfil do investidor, podemos ter investidores sofisticados, moderados e conservadores. Investidores de perfil mais sofisticado acreditam que vale a pena abrir mão de um pouco de segurança e tranquilidade por maior rentabilidade. Essa ideia não passa pela cabeça do investidor conservador. O moderado equilibra o melhor dos dois mundos.
Você precisa conhecer o mercado financeiro para poder aplicar de maneira adequada e com bons retornos, isso claro, respeitando o seu perfil.
Nesse momento, se você está buscando investimentos seguros, tudo indica que você possui um perfil mais conservador, que não abre mão da segurança e tranquilidade em detrimento de maiores rendimentos.
Tipos de investimentos seguros
Se você está buscando investimentos seguros, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que deve se manter longe das aplicações de renda variável.
Como o próprio nome dá a entender sobre o assunto, investimentos de renda variável acabam sendo impossíveis determinar o retorno sobre o investimento feito, uma vez que os investimentos aqui agrupados estão submetidos a variações imprevisíveis.
Normalmente os investimentos de renda variável podem apresentar uma rentabilidade melhor, mas possuem um risco maior igualmente uma vez que da mesma maneira que o ativo pode se valorizar ele pode apresentar queda em seu valor de mercado. Um exemplo de investimento de renda variável são as ações.
“Então onde eu deveria investir?” Você deveria investir seus recursos em investimentos de renda fixa. Estes investimentos permitem que seja possível estabelecer o retorno que o investidor terá ao longo do tempo, o que pode dar mais segurança no momento de investir. Em outras palavras, você sabe exatamente quanto vai receber sobre o valor investido.
“Mas quais são as minhas opções?” Como mencionado no início, o mercado de ações apresenta uma grande variedade de opções e dessa maneira, o que não faltam são alternativas de investimentos de renda fixa.
CDB
CDB ou Certificado de Depósito Bancário consiste em um investimento onde o investidor empresta literalmente seu dinheiro para o banco e em troca recebe uma taxa de juros por isso.
O banco utiliza esses recursos para as suas próprias iniciativas de liberação de crédito como empréstimos e financiamentos, por exemplo.
A rentabilidade desse investimento está comumente atrelada ao CDI e o investidor pode receber até mais de cem por cento de sua taxa.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto integra a venda de títulos do Tesouro Nacional, do Governo Federal e funciona de maneira similar ao CDB, a principal diferença é que nesse caso, o dinheiro é emprestado ao governo que o utiliza para fomento de suas iniciativas como, por exemplo, programas de incentivo a educação, acesso à cultura e o lazer.
O Tesouro Direto tem data de validade, quando o investidor poderá resgatar os recursos investidos.
LCI e LCA
A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito Imobiliário) são igualmente opções seguras e correspondem a basicamente a uma variação do CDB, mas nesse caso, os recursos arrecadados são destinados especialmente ao setor imobiliário (para financiamento, por exemplo) e para o fomento ao agronegócio (para compras de máquinas e investimento em tecnologia) respectivamente.