Como funciona a renda fixa?

Antes de falarmos como funcionam os títulos de renda fixa é importante que você saiba o que é essa classe de ativos. Como o próprio nome já diz, o seu dinheiro vai ser remunerado de uma forma sempre constante. Renda fixa é um termo que o mercado utiliza para você saber no momento da aplicação o quanto você vai ganhar em todo o período que o seu capital estiver aplicado.

Temos, atualmente, dois grandes mercados: o de títulos públicos e o de títulos privados. No primeiro, emprestamos dinheiro para o governo enquanto que, no segundo, para instituições privadas. Como contrapartida desse empréstimo, recebemos uma remuneração – fixa.

A remuneração desses títulos pode ser pós-fixada (Selic ou um percentual do CDI), pré-fixada (por exemplo 9,5% ao ano) ou atrelado a algum índice de correção de preços (IPCA, IGP-M etc.). Na remuneração pós-fixada ou atrelada a algum índice só iremos saber a rentabilidade nominal, isto é, quanto de fato rendeu em termos percentuais, quando resgatamos. Porém, a sua remuneração sempre vai ser o % do CDI definido na data da aplicação, de forma fixa, pois o CDI varia conforme a taxa Selic. Já na remuneração pré-fixada sabemos o quanto iremos acumular no final do período, pois a rentabilidade nominal é definida na data da aplicação.

Quanto maior for o tempo que emprestamos o dinheiro a essas instituições, maior tende a ser a remuneração que recebemos. Sendo assim, é importante prestar atenção nos períodos de carência e vencimento, que são duas coisas distintas. A data de carência quer dizer que a partir desta podemos resgatar a qualquer momento o capital somado ao rendimento do período. Já o vencimento é a data em que, impreterivelmente, a instituição irá nos pagar o capital mais os juros.

Ademais, existem no mercado várias opções para aplicarmos, com diferentes rentabilidades e prazos de carência e vencimento. Os títulos mais conhecidos são os do Tesouro Selic, LCI, LCA e CDB. Porém, encontramos outras opções menos conhecidas como LC, Debêntures, CRI, CRA e por aí vai.

Agora você deve estar se perguntando: qual é o melhor título de renda fixa?A resposta para essa pergunta vai depender de diversas variáveis. O profissional preparado para te auxiliar nessa tomada de decisão é o assessor de investimentos, uma vez que ele é quem vai compreender suas necessidades e poderá te orientar acerca de quais produtos melhor se adequam ao seu perfil, seus objetivos e prazos.

Anderson Marques

Anderson Marques

Co-fundador do Hora do Mercado. Pós graduado em Investimentos Financeiros e Private banking pelo Ibmec, com mais de 7 anos de vivência no mercado financeiro. Apaixonado por ajudar o brasileiro a investir melhor.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes do mercado:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANTENHA-SE CONECTADO

NOSSO PODCAST

EBOOK GRATUITO

Como Começar a Investir?

Aprenda de vez o passo a passo para iniciar sua jornada no mercado financeiro!