Você deve ter ouvido falar sobre circuit breaker em algum momento de alto estresse no mercado. Normalmente associado a cenários de grandes quedas, é um mecanismo que serve para prover mais tranquilidade para os investidores em cenários de alta volatilidade.
Durante a crise do Coronavírus, que afetou os mercados, tivemos diversos acionamento de circuit breakers devido as acentuadas quedas por diversos dias seguidos nas bolsas mundiais. Esse mecanismo serve para evitar que grandes movimentos de manada ocorram em momentos de estresse, por isso a importância desse artifício da bolsa de valores.
Ao decorrer desse texto decorreremos mais detalhes sobre esse conceito.
Não deixe de conferir também esse conteúdo em forma de vídeo e se inscreva no nosso canal.
O que é Circuit Breaker?
O Circuit breaker é um mecanismo das bolsas de valores mundiais que serve para a proteção dos investidores em cenários quando ocorre um selloff, ou seja, um movimento muito grande de vendas, desencadeando em bruscas oscilações negativas nos preços dos ativos.
Por todo o mundo, as bolsas de valores utilizam de mecanismos de circuit breaker.
Ele funciona baseado em alguns critérios previamente estabelecidos, que, quando os preços dos ativos se encaixam nesse critério, determinam que as negociações sejam paradas por algum tempo, que varia de acordo com o patamar percentual de queda.
Em tradução literal, circuit breaker, significa disjuntor. Fazendo uma analogia, quando há sobrecarga de energia, os dijuntores de quadros elétricos desarmam para evitar que danifique equipamentos conectados. Na bolsa de valores, esse “disjuntor” é ativado quando há essa “sobrecarga”, ou seja, uma pressão vendedora muito forte. Servindo assim, para diminuir a volatilidade e instabilidade do mercado e, assim, protegendo os investidores.
Como o Circuit Breaker é acionado?
O mecanismo de circuit breaker é ativado para buscar um ponto de equilíbrio entre as ordens de compra e vendas dos ativos negociados em bolsa de valores.
Veja os estágios em que o circuit breaker é ativado:
Estágio I
Aqui no Brasil, o mecanismo é ativado quando ocorre uma desvalorização de 10% do índice Ibovespa, em relação ao preço de fechamento do dia anterior. Esse é conhecido como o primeiro estágio, onde as negociações são paradas por 30 minutos.
Ou seja, todos os investidores, são impedidos de comprar ou vender ações; Independente de serem pessoa física ou institucionais.
Estágio II
Esse estágio acontece quando após a reabertura das negociações, aconteça mais 5% de queda, totalizando 15% de queda em relação ao fechamento do dia anterior.
Nesse caso, há o bloqueio momentâneo das negociações pelo prazo de 1 hora.
Estágio III
Ainda que, depois das interrupções dos estágios I e II, haja uma desvalorização de 20% em relação ao preço de fechamento anterior do Ibovespa, é ativado o terceiro nível de circuit breaker, onde a B3 pode suspender pelo tempo que ela achar o ideal. Comunicando ao mercado é claro, quando será a reabertura.
Um ponto interessante de comentar é que o cicuit breaker nunca é ativado nos últimos 30 minutos de negociação do pregão.
Quando teve Circuit Breakers no Brasil?
Na nossa bolsa, desde que o mecanismo foi implementado em 1997, tivemos 22 paralizações nas negociações da nossa bolsa. Muitas vezes causados por fatores externos a nossa economia.
Durante a crise financeira de 2008, também foram registrados 6 acionamentos de interrupções das negociações.
Em 2017, durante o evento que foi batizado pelo mercado de Joesley Day, onde o então presidente Temer foi citado em gravações que poderiam interferir negativamente no seu governo, também tivemos uma interrupção na bolsa; devido a uma queda do Ibovespa de mais de 12%.
Mais recentemente, tivemos 6 circuit breakers em Março de 2020, frente à pandemia do Covid-19 e um desacordo entre alguns países produtores de petróleo e a Opep, que ocasionou uma redução de larga proporção no preço da Commodity.
O que fazer?
Durante as paralisações provocadas pelos circuit breakers, tente se manter tranquilo e avaliar os reais motivos que você está no mercado acionário. Nada é fácil quando investimos em renda variável.
Temos que sempre lembrar que quando compramos negócios, temos que ter foco no longo prazo.
Pare, respire fundo e avalie os fundamentos dos seus ativos. Saiba que essas grandes oscilações já ocorreram anteriormente e provavelmente irão acontecer novamente durante a sua jornada de investidor.
Caso sinta que você não fica confortável com essas grandes variações do seu capital, reavalie o seu perfil e prazo de investimentos.
Conclusão
Com esse artigo, buscamos explicar o que é o circuit breaker, porque ele é ativado e qual o seu objetivo para o mercado acionário.
Não se desespere quando ocorrer um circuit breaker na bolsa. Como você leu, aqui no Brasil, isso acontece com uma certa recorrência.
Em resumo, o circuit breaker serve para proteger um crash do mercado, servindo para proteger os negócios ali dispostos. Com as paralisações, é possível que os investidores digiram melhor as informações, evitando com que ajam por impulso.