A bolsa de valores para iniciantes pode parecer um pouco difícil. De fato, sem conhecimento não acaba sendo a opção de investimento mais recomendada, todavia, o mercado de ações não tem limitações quanto ao rendimento que você pode garantir. As ações podem trazer um excelente retorno. Para te ajudar a começar a investir por meio da bolsa, aqui trago informações importantes para você investidor.
A Bolsa de Valores pode parecer arriscada em um primeiro momento, mas com um pouco de conhecimento, mesmo que pouco, você pode acabar aproveitando de suas boas oportunidades. Aqui não estou eliminando realidade da bolsa, o investimento em renda variável apresenta muitos riscos, riscos que não encontramos em outras modalidades de investimentos e você precisa estar ciente e preparado para eles.
Para poder operar com certa tranquilidade na bolsa se faz necessário conhecimento sobre os termos empregados e igualmente sobre todas as nuances que envolvem o mercado de ações. Aqui você verá o início de tudo, recomendo que pesquise mais sobre os pontos que eventualmente ficar em dúvida.
A bolsa de valores para iniciantes é ideal?
O perfil macro do investidor brasileiro consiste em um modelo mais conservador e no máximo moderado. São poucos os investidores de perfil arrojado (que acaba sendo o perfil desejado para o investimento através do mercado de ações).
Podemos confirmar isso quando vemos que um dos investimentos, se é que podemos chamar assim, favorito do brasileiro é a poupança que apresenta um rendimento ínfimo.
Apesar de muitos investidores encararem de maneira temerosa a Bolsa de Valores, a mesma se mostra uma excelente alternativa de investimento. Claro que para isso se faz necessário que você tenha conhecimento sobre a Bolsa de Valores e a sua dinâmica de funcionamento.
Se você busca acumular patrimônio a Bolsa de Valores consiste em uma opção melhor do que a poupança, uma vez que apresenta um rendimento substancialmente melhor.
Como a Bolsa de Valores funciona?
Quando falamos de bolsa de valores para iniciantes se faz necessário entender a dinâmica de funcionamento da mesma. Na prática, a bolsa consiste em um grande mercado no qual são negociados ativos financeiros.
O ativo comercializado na bolsa consiste nas ações, mas não apenas elas. Ao comprar uma ação você está comprando uma pequena parte de uma empresa e está se tornando sócio dela. Os investidores que adquirem ações de empresas se tornam acionistas da mesma ou em outras palavras, se tornam sócios da corporação.
Você, como investidor, passa a lucrar sempre que a empresa apresenta lucro ou se valoriza no mercado ou quando distribui dividendos para seus acionistas. No caso da distribuição de dividendos, os acionistas com maior concentração de ações recebem uma parcela significativamente maior do que aqueles que possuem uma parcela menor.
A Bolsa de Valores consiste no ativo mais comum e comumente mais comercializado no mercado, mas não é o único encontrado na bolsa. Dessa forma, podemos entender a Bolsa de Valores basicamente como um grande encontro de investidores.
Dentre os segmentos disponíveis no mercado temos, financiamento de veículos, crédito imobiliário e ativos de renda fixa.
A Bolsa de Valores também cabe o papel de estabelecer regras para as negociações de modo a tornar as operações mais transparentes e seguras para os investidores.
O que é a B3?
Se você começou a adentrar agora no mercado de ações e igualmente a ter o primeiro contato com a Bolsa de Valores,pode ter se deparado com a expressão B3 e não ter entendido o seu significado.
Desde 2017 a Bolsa de Valores passou a ter a denominação de B3. A alteração no nome se deu a partir de uma mudança de caráter estrutural com a incorporação da Cetip e da BM&F Bovespa. Com a incorporação de ambas ocorreu a formação do B3.
O mercado de controle da B3 contempla todo mobiliário de renda fixa e variável e igualmente todas as operações relacionadas.
O início na bolsa
Antes de começar a investir de fato na Bolsa de Valores, se faz necessário ter um bom planejamento financeiro. Isso porque você vai precisar saber quanto pode investir tanto no curto, quanto médio e longo prazo para que seja possível alcançar os seus objetivos financeiros.
Se você for precisar do capital investido a qualquer momento, antes de começar a investir na bolsa, o melhor acaba sendo fazer uma reserva de emergência.
Gostou de saber mais sobre a bolsa de valores para iniciantes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!