Aposentadoria: como investir para conseguir a sua?

aposentadoria

A aposentadoria segura e tranquila acaba sendo o sonho da maioria de nós, isso para não dizer de todos nós. Afinal, passamos a vida toda trabalhando desejando que esse momento chegue o mais rápido possível para que possamos aproveitar tudo o que negamos e deixamos de lado durante a vida. Quero bater um papo hoje contigo, sobre os investimentos que você pode fazer justamente para a aposentadoria.

Você certamente já pensou em ter uma velhice além de confortável, com dinheiro no bolso, tempo e disposição para fazer o que quiser, não é mesmo? Esse é o sonho de todos nós e embora possa parecer difícil e distante, com boa organização financeira, planejamento estratégico e com foco no objetivo durante toda a vida, se faz possível sim, ter uma boa aposentadoria.

Para começar você precisa ter em mente que apenas economizar, poupar e acumular dinheiro não será suficiente, afinal, quando você começar a utilizar esse dinheiro ele irá rapidamente se esgotar. Então o que fazer? Investir! Para que você alcance a aposentadoria dos sonhos que tanto almeja precisa escolher os melhores investimentos para acumular patrimônio, fazendo-o crescer ao longo dos anos.

Os investimentos são divididos em investimentos de curto, médio e longo prazo. Como não temos uma boa educação financeira acaba sendo comum optarmos por investimentos de curto prazo, sobretudo por uma nata característica imediatista. Nesse sentido os investimentos de longo prazo acabam sendo ignorados o que deixa os idosos unicamente dependentes da renda pública quando se aposentam.

Para que você consiga começar a mudar tudo isso você precisa primeiramente ter em mente que não deve apenas investir o que sobra no final do mês.

Criando um planejamento estratégico: investir para a aposentadoria

Você deve determinar, através do planejamento estratégico quanto mensalmente consegue investir e a partir dai se organizar economicamente para tal. O investimento é prioridade e você não deve apenas destinar o que sobra dos seus rendimentos.

Para definir quanto você deve destinar ao seu investimento mensal você precisa ter em mente, por exemplo, qual o custo de vida mensal quando se aposentar (um valor aproximado), bem como quanto tempo falta para que a aposentadoria chegue.

A partir desse cenário podemos adentrar com os investimentos que são boas opções para quem quer investir para garantir uma boa aposentadoria. Vamos conhecê-los?

Tesouro Direto

Um dos investimentos mais conhecidos do país, aqui o investidor está a emprestar os seus recursos para o governo, que o utilizará para financiar as suas atividades, tais como iniciativas de fomento ao esporte, a cultura e o lazer.

O Tesouro Direto consiste na modalidade de investimento do Tesouro Nacional, do Governo Federal e o seu principal objetivo, além de trazer bons retornos é fomentar a educação financeira dos brasileiros. O mesmo possui uma gama de títulos de longo prazo, o que fazem com que o investidor pense no futuro a partir da escolha do seu título.

Dá para você adquirir títulos com bons retornos com prazo de vencimento em trinta ou quarenta anos.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento também acabam sendo excelentes opções de investimento para quem busca segurança e boa renda para a aposentadoria.

Os fundos de investimento não são um único produto, pelo contrário, são comumente compostos por diferentes produtos. Eles podem ser de renda fixa, multimercados, internacionais e até mesmo de ações. Nessa modalidade de investimento o investidor aplica os seus recursos em um fundo, e o gestor dentro das limitações ou características de atuação direciona aquele recurso

No caso dos fundos de investimento, o investidor participante se torna um cotista. Ele realiza a aquisição de cotas do fundo de investimento.

Previdência privada

A previdência privada também consiste igualmente em uma opção para a aposentadoria, mas por conta do regime de previdência pública são poucas as pessoas que se encorajam a conhecê-la e sobretudo a contratá-la.

Na previdência privada a dinâmica de funcionamento acaba sendo bem similar a previdência pública, ou seja, o interessado realiza mensalmente as suas contribuições aguardando o retorno final.

Todavia, apesar de na dinâmica demonstrar ser algo assim simples, cuidado. Ao contratar uma previdência privada tenha perfeita certeza do que está contratando, do que está levando para casa, sobretudo se o valor que você receberá no futuro está dentro do que planejou. Vale um olhar atento também para as taxas cobradas pela instituição.

Todas estas questões são importantes e evitam surpresas desagradáveis.

 

Redação Hora do Mercado

Redação Hora do Mercado

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes do mercado:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANTENHA-SE CONECTADO

NOSSO PODCAST

EBOOK GRATUITO

Como Começar a Investir?

Aprenda de vez o passo a passo para iniciar sua jornada no mercado financeiro!