A criptomoeda Bitcoin existe há dez anos e, durante esse tempo, atraiu a atenção de muitos investidores, incluindo grandes instituições com recursos financeiros significativos.
Investir em bitcoin é, antes de tudo, uma oportunidade de investir em uma moeda bastante confiável e popular.
Comparado aos investimentos em moedas tradicionais, os investimentos em bitcoin dão uma chance maior de ganho, o que é explicado por sua propriedade única – O preço do bitcoin é determinado pelo desejo das pessoas de pagar certo dinheiro por ele.
E, uma vez que a quantidade total de bitcoins no mundo é determinada com antecedência, quanto mais tempo essa criptomoeda existir, maior será a demanda por ela e maior será o preço.
A seguir, falaremos sobre a criptomoeda bitcoin, alguns dos seus métodos de investimento, seus riscos e muito mais. Confira!
Objetivo de Investimento com Bitcoin
Bitcoin é a primeira criptomoeda digital do mundo e continua sendo a mais popular.
Hoje, milhares de comerciantes em todo o mundo aceitam essa moeda como pagamento por seus produtos ou serviços e eles também podem ser trocados por dinheiro normal usando plataformas de negociação.
A principal característica do bitcoin é uma edição limitada, que protege essa moeda da inflação.
Não existe um único centro para a emissão desta criptomoeda; também não há taxa para transferência de bitcoins.
A vantagem indiscutível desta criptomoeda é seu anonimato: tudo o que o investidor pode ver é o endereço da carteira para a qual os fundos serão transferidos, da mesma forma, o investidor não é obrigado a fornecer qualquer informação sobre si mesmo.
Além de tudo, o número total de bitcoins no mundo é limitado a 21 milhões, enquanto a taxa de liberação (“mineração” ou “produção”) de novos bitcoins é reduzida aproximadamente à metade a cada 4 anos.
Portanto, com o tempo, a criação de novas moedas se torna mais lenta e exige mais recursos, o que significa que o custo do bitcoin também está crescendo.
Quando aplicado, isso significa que o bitcoin apresentará um aumento de preço a longo prazo e será capaz de trazer bons lucros ao longo do tempo.
Como Investir em Bitcoins?
Existem duas estratégias principais e mais comuns para investir em Bitcoin.
Estratégia de Crescimento
O investidor compra uma certa quantidade de bitcoins por dinheiro real e espera que a criptomoeda aumente, mais cedo ou mais tarde, o custo do bitcoin aumentará e a criptomoeda adquirida poderá ser vendida várias vezes mais cara.
Negociação em Exchanges
Os princípios básicos da negociação de criptomoedas são semelhantes aos usados na bolsa Forex, aqui, o bitcoin tem uma vantagem importante que é a negociação 24/7, ou seja 24h.
O Que Levar em Conta na Hora de Investir?
O principal objetivo ao investir em bitcoin é criar uma estratégia de longo prazo bem pensada; um investidor deve evitar a tentação de “se livrar” da criptomoeda em um momento em que o preço de bitcoin mostra um declínio inesperado.
Também é necessário lembrar que o próprio princípio de operação de uma criptomoeda garante um crescimento estável de sua taxa.
Ao mesmo tempo, teoricamente, o preço de bitcoin é menos suscetível às flutuações que ocorrem com as moedas mundiais devido a eventos políticos e econômicos importantes.
Métodos de Investimento com Bitcoin
O interesse em investir em bitcoin cresce quando o preço da criptomoeda aumenta, já que muitos investidores estão investindo por ver o preço subir.
Para obter um bom lucro, vale a pena esperar até o momento em que o preço de criptomoeda cai, aproveitando a lógica de comprar mais barato para aproveitar a próxima pernada de valorização.
Além de negociar bitcoins tradicionais e mantê-los para esperar um aumento na taxa, você também pode investir em equipamentos para “mineração” de criptomoedas.
Cada Bitcoin é um código digital que requer hardware especializado para ser obtido, além disso, a capacidade do equipamento está crescendo exponencialmente – em paralelo com a desaceleração da taxa de liberação de novos bitcoins.
Tendo investido na compra de equipamentos, você pode começar a ganhar seus próprios bitcoins para vendê-los posteriormente quando o preço de criptomoeda aumentar ainda mais.
Existem também serviços que oferecem o recebimento de bitcoins para a realização de determinadas ações, mas esse método dificilmente pode ser considerado um investimento completo.
Riscos de Investir em Bitcoin
Os riscos de investir na criptomoeda Bitcoin estão associados, em primeiro lugar, às peculiaridades do próprio Bitcoin.
Apesar do fato de que hoje essa criptomoeda é descentralizada, o bitcoin aumentará gradualmente o desejo de centralização.
Isso se deve ao fato de que as bolsas em que eles compram e vendem essa criptomoeda estão cada vez mais começando a influenciar a taxa de bitcoin.
Além disso, a própria “mineração” de bitcoins está gradualmente concentrada nas mãos de um círculo bastante estreito de pessoas – os proprietários da tecnologia mais recente que permite a extração de novos bitcoins.
Cada vez mais pessoas de renda média preferem não ir à falência por equipamentos caros para obter bitcoins, mas “minerar” criptomoedas mais baratas e trocá-las por bitcoins.
Esta tendência leva à criação de alguns “centros de mineração de bitcoin“, o que por si só ameaça a descentralização desta criptomoeda.
Outro risco ao investir em bitcoins está associado ao fato de que todas as transações com esta criptomoeda estão abertas.
Portanto, muitas pessoas podem ver quantos bitcoins foram comprados e, no caso de comprar uma grande quantidade de bitcoins, são frequentes os casos de manipulação do preço da criptomoeda.
Conclusão
A alta volatilidade do preço do bitcoin (flutuações que podem chegar facilmente a 10%, 15% ou 20% durante o dia) oferecem boas oportunidades de ganhar dinheiro em negociações de curto a médio prazo, ou seja, em especulações com o preço de criptomoeda.
Mas lembramos aqui que, se o seu foco for aproveitar a valorização do fundamento do Bitcoin, o longo prazo pode ser seu melhor aliado.
Por exemplo, desde o início de 2017, o bitcoin disparou mais 9.000%, atualizando cada vez mais novos recordes. Incrível, né?
Se este artigo foi útil para você, compartilhe com aquelas pessoas que adoram empreender e ainda não conhecem o bitcoin.
E para se manter atualizado com as notícias mais importantes sobre criptomoeda e o mercado financeiro, siga a Hora do Mercado nas redes sociais.