Commodities: o que é e como funciona?

commodities

Você certamente já deve ter ouvido falar de alguma coisa dos commodities, mas sabe o que são e como pode investir nesse setor? Se você quer descobrir um pouco mais de informações a respeito, você chegou ao lugar certo.

Os commodities consistem em toda matéria-prima essencial que possui um baixíssimo nível de industrialização. São produtos produzidos em larga escala sem diferenciação de marca, por exemplo, e podem ser estocados por um bom tempo sem riscos de perda. Um exemplo de commodities consiste no petróleo, por exemplo, ou no trigo.

Como vimos logo no início, os commodities possuem baixa industrialização e como tal, são usados como insumos na produção industrial comercializados em todo o mundo e em larga escala.

O termo commodity advém do inglês e em tradução para o português temos mercadoria.

Dentre os quatro principais tipos de mercadorias ou commodities comercializados no mercado temos o agrícola, energético, financeiro e mineral. No caso do agrícola, por exemplo, temos o trigo. Para exemplificar o energético temos o petróleo ou o etanol. Para o financeiro e o mineral temos os índices do Ibovespa e o ouro, respectivamente.

Alguns deles podem ser comercializados na B3, a Bolsa de Valores, mas para que se torne uma opção interessante de investimento, acaba sendo necessário ter um bom conhecimento do mercado.

Além de conhecimento de mercado, para investir em commodities se faz necessário ter uma conta em uma corretora, sendo esse o passo inicial.

O Brasil e a produção de commodities

O Brasil consiste em um grande produtor de commodities e como tal, a possibilidade de investimento por meio dessa maneira, se torna tão interessante por aqui. Os commodities oferecem inúmeros benefícios para os investidores.

Como vimos anteriormente, são produtos in natura, por assim dizer, com baixa industrialização. Consistem no que chamamos na escola de matéria-prima que pode, com alguns processos aumentar a sua durabilidade, aparência e custo.

Os principais commodities brasileiros são a soja, petróleo, laranja, trigo, dentre outros.

A principal vantagem deles é que podem ser armazenados sem risco de perder a sua qualidade e isso por um período relativamente alto.

De fato, eles possuem um grande peso na economia brasileira e também pudera uma vez que o Brasil consiste em um grande produtor de matéria-prima.

A produção e a boa comercialização dos commodities exerce um papel indispensável em nossa economia atuando de maneira efetiva no desenvolvimento do país. De qualquer modo, é justamente por isso que a negociação acaba sendo feita em escala global.

No Brasil, a comercialização de commodities está sendo feita através de contratos denominados de contrato no mercado do futuro da qual o Brasil faz parte. Vale destacar nessa parte que não há transferência física de produtos nesse tipo de venda.

Na dinâmica funciona basicamente assim, ao negociar contratos de soja, por exemplo, com data devidamente estabelecida, nesse tipo de investimento após o período previsto não significa que o investidor receberá sacas do produto que ele investiu, ou seja, do seu investimento. Mas sim, o retorno sob o investimento previsto.

Informações sobre commodities

Curiosamente tanto a soja quanto o ferro e o petróleo juntos expressam mais de setenta e dois por cento do percentual de exportação que o Brasil realiza. E a exportação de commodities do Brasil representa cerca de sessenta e cinco por cento de toda a exportação que o país realiza.

O valor de soja exportada tem subido gradativamente e me 2017 o salto na comercialização da mesma for de novem milhões.

Segundo alguns especialistas podemos concluir que os commodities movem a Bolsa de Valores, movendo um volume elevado de matéria primeira e de capital igualmente.

Gostou de saber mais sobre os commodities? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Redação Hora do Mercado

Redação Hora do Mercado

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes do mercado:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANTENHA-SE CONECTADO

NOSSO PODCAST

EBOOK GRATUITO

Como Começar a Investir?

Aprenda de vez o passo a passo para iniciar sua jornada no mercado financeiro!