COE, você já deve ter ouvido falar nele, mas se ainda não ouviu ou não entendeu, vai conhecer o básico hoje.
Você já deve ter pensado “queria investir em algo que pudesse me dar maior retorno, renda fixa atual está com retorno muito baixo, mas também não me sentiria confortável em ver meu capital menor do que apliquei”.
Sim, esse pensamento é comum entre os investidores brasileiros, principalmente pelo histórico de juros altos no Brasil. Acabamos, assim, não achando que vale a pena correr o menor risco que seja, preferindo então manter nossos “1% ao mês”.
E se eu te disser que no mercado brasileiro já existe um produto que lhe permite“investir” nos maiores fundos do mundo (estamos falando de fundos 20x maiores que os locais). Com garantia de capital protegido (você receberá de volta o que aplicou caso a estrategia não renda o esperado ou fique negativa). Ou taxa mínima de retorno (rentabilidade mínima garantida). E rentabilidade alavancada (a taxa multiplicada por um determinado fator). Parece mágica, mas não é!
O COE – Certificado de Operações Estruturadas – é um produto relativamente novo no mercado brasileiro, sendo distribuído desde 2014. Porém é a versão brasileira das NOTES, formatação de investimento extremamente difundida nos EUA e Europa. E que vem ganhando seu espaço no Brasil.
Como funciona?
Ele põe em uma mesma “cesta”, produtos de renda fixa local (o que garante o capital protegido ou taxa mínima de retorno) com produtos diversos dos maiores mercados do mundo. Sendo um espetacular veículo para diversificação global da carteira de clientes que já fazem investimentos mais sofisticados. E também solução para carteira de clientes mais conservadores que não querem correr o risco de perda do capital, mas ainda querem aqueles 1%.
Via COE conseguimos acessar gestoras de renome mundial como Old Mutal (mais de um trilhão de reais sob gestão) e GAM (quinhentos bilhões de reais sob gestão). Índices de bolsas da China, Japão, França, Alemanha, EUA etc. E até apostar na alta de Apple, Netflix e Amazon, tudo isso sem botar nosso rico dinheirinho em risco. Tendo como garantia, na pior das hipóteses, o valor que aplicamos de volta no final da aplicação. Caso o que apostamos for bem, nós iremos bem e meio!
Serve para mim?
Para quem chegou aqui e pensou “nossa, isso não é pra mim, deve ser muito dinheiro pra fazer investimentos assim”. Sinto dizer que você se enganou. A partir de R$ 1.000,00 (mil reais) você consegue ter acesso a esses títulos.
Como existem diversas formatações de COE no mercado, sugiro que converse com seu assessor de investimentos. Para que busquem o entendimento sobre a melhor opção para você nesse momento. Visando, assim, potencializar seus resultados e diversificar cada vez mais sua carteira.