Pirâmide Financeira
É um esquema fraudulento e insustentável que promete retornos financeiros altos, rápidos, sem fazer esforço e livre de risco. Infelizmente, muitas pessoas acabam entrando pelas taxas sedutoras de rentabilidade ou por não reconhecer a pirâmide em si, e, principalmente em 2020, muitas pirâmides ficaram famosas pelo grande número de adesão de indivíduos e pelo tamanho prejuízo que causaram aos mesmos.
Na prática, um indivíduo convida outras pessoas entrarem numa organização em troca de rendimentos, e essa organização geralmente é uma fachada para dar impressão de que você está fazendo um investimento. É um sistema insustentável no longo prazo, pois precisa que cada vez mais pessoas entrem para o falso investimento se tornar lucrativo para as primeiras pessoas que entraram, porque as pessoas da base da pirâmide, as últimas recrutadas, são quem garantem o lucro das primeiras. Além das primeiras pessoas receberem o lucro, propagandas e depoimentos são feitos para dar credibilidade a esse esquema e conseguir atrair cada vez mais pessoas.
O que ninguém espera
Chega um momento em que para de entrar novas pessoas e a remuneração dos andares superiores se torna impossível. Quem não ganhou, não vai ganhar mais. Para ser sustentável, a pirâmide precisaria continuar crescendo para sempre, mas como sabemos que existe um número finito de pessoas no mundo, as pirâmides financeiras sempre quebram e muitas pessoas acabam perdendo aquele dinheiro suado que juntou durante uma vida.
Como tentar identificar uma pirâmide financeira?
A primeira dica é que desconfie de promessas de ganhos elevados e acima da média do mercado. Compare os resultados prometidos com a rentabilidade de outros investimentos e peça ajuda a um profissional do mercado financeiro.
Outra dica é pesquisar afundo sobre a empresa, dados, e se ela lhe fornece informações claras. Procure o CNPJ da empresa, consulte a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou a Junta Comercial do Estado.
No ano de 2020, estamos vivendo a mínima histórica de taxa básica de juros da economia em 2% ao ano. Aqueles 1% ao mês de maneira conservadora, como já aconteceu com a poupança, está longe da nossa realidade nesse momento.
Como uma pessoa pode te garantir 4% ao mês, por exemplo, e com segurança?! Todo mundo estaria nesse investimento, não é mesmo?
Prometer rentabilidade no mercado financeiro é antiético e pode resultar em multa, o mercado é dinâmico e sempre existe algum risco por mais que ele seja pequeno. Tenha um pé atrás de tudo que promete fácil retorno sem riscos, a ganância e impaciência podem te gerar prejuízo
Lembre que o que vai te deixar rico é o seu trabalho e o seu salário. Investir é o catalisador que pode acelerar e potencializar o seu processo de enriquecimento.
Cuide bem do seu dinheiro, e se não sabe como, peça ajuda a um profissional.