Você sabe o que é stock picking? Muitos investidores acabam adotando essa prática em seus investimentos e igualmente os fundos de investimento também adotam o stock picking para poderem escolher assertivamente em quais empresas investir.
Se você está pensando em começar a investir agora, o stock picking pode ser uma excelente alternativa. Digo isso porque, na prática, o mesmo consiste em uma técnica na qual um analista econômico determina quais ações consistem em um bom investimento para o investidor e quais não devem ser adicionadas a sua carteira, isso tudo do ponto de vista de retorno e rentabilidade.
Outra grande vantagem da adoção do stock picking é que o investidor com uma análise dos fundos que apresentarão uma rentabilidade melhor, acima da média de mercado, consegue melhor direcionar os seus investimentos e igualmente opta pelos que apresentam menor risco para o mesmo.
A partir da definição do stock picking podemos passar para entender um pouco das suas vantagens, mas aqui já podemos entender um pouco sobre eles.
Quais os benefícios de investir no stock picking?
Quando o investidor do adota o stock picking ele tem uma série de benefícios. Para começar, o mesmo se diferencia completamente dos investimentos passivos, neles não há uma equipe analisando as melhores opções de investimento para se fazer e tudo depende, sobretudo, do conhecimento do próprio investidor.
Veja, ao optar pelo investimento em um fundo passivo, o investidor estará aplicando os seus recursos em um conjunto de ações que o fundo investe mutuamente. Ou seja, as ações que o fundo, por algum motivo, acredita ser boas opções.
Normalmente essas cestas de investimentos, que integram os fundos de investimento, são delimitados por uma área, como ações relacionadas a empresas de cuidados em saúde, ou um índice.
No caso de um índice posso citar o S&P500, um índice que expressa o valor de mercado de mais de quinhentas empresas/companhias americanas e forma igualmente ao lado do Dow Jones e da Nasdaq a tríade econômica mundial. Ou seja, os investidores analisam ambos indicadores para determinar o cenário econômico em nível mundial.
Mesmo com a adoção do stock picking se faz necessário ter em mente que o mesmo não se trata de uma técnica ou estratégia de investimento infalível. Isso porque acaba sendo praticamente impossível determinar com precisão o valor de venda de uma ação no futuro, sobretudo, se esse período de futuro for demasiadamente longo.
Todavia, com a análise do cenário econômico e igualmente de determinados setores, se assim for o seu desejo, o investidor por ter uma ideia da projeção de valor de alguns papéis no futuro. Isso com toda a certeza facilita bastante a tomada de decisões e a escolha dos melhores investimentos.
Para que haja transparência e sinceridade, o economista ou analista que realiza a análise do stock picking deve colocar uma margem de erro em sua análise.
Stock picking: melhor retorno dos investimentos…
Como vimos que não se trata de uma ciência exata, temos a margem de erro. Mas através do stock picking o investidor consegue identificar as melhores empresas ou companhias com grande potencial de valorização dos seus ativos ao longo do tempo e os ativos que dentre tantas opções oferecem o menor risco do mercado.
Uma interessante vantagem também dessa prática é poder tornar a carteira do investidor adequada ao seu perfil, seja ele conservador, moderado ou sofisticado.
Para realizar o stock picking, o investidor pode partir do potencial de crescimento da empresa, ou ainda do preço que as ações podem alcançar no futuro.
Dois importantes indicadores para todo investidor que almeja sucesso em seus investimentos. Através dessa estratégia, você encontra as melhores opções para investir e esse acaba sendo sem sombra de dúvidas o seu melhor benefício.