Por Lucas Iglesias
Presença de Anita foi uma minissérie ocorrida no início dos anos 2000 na TV aberta brasileira. Inspirado no livro de Mário Donato, do ano de 1948, o romance conta a história de um casal em crise que resolve passar um período no interior para curtir férias juntos e tentar melhorar a relação conjugal. Chegando na cidade, Fernando, esposo de Lúcia, conhece Anita, uma jovem lasciva e provocante. Com o passar dos dias, Fernando se envolve com a menina e Lúcia, ao descobrir, faz de tudo para salvar seu casamento, porém sem sucesso. Seu esposo, obcecado pela ninfeta, que tem o dom de manipular as pessoas, é forçado a se separar de sua esposa e numa briga entre eles dois, acaba matando Anita com um canivete. Após isso, sua vida vira um verdadeiro caos e ele começa a sofrer alucinações, vendo fantasma da menina. Até que em uma certa noite, um vento forte aparece com a forma de Anita, entra pela janela e a cortina esbarra numa vela, pegando fogo no sobrado, ocasionando na morte de Fernando.
Traçando um paralelo para o ramo de assessoria de investimentos, muitas vezes somos assediados e melindrosamente manipulados. Entretanto, temos que ouvir e procurar dar valor a relacionamentos de longo prazo, assim como ocorre em um casamento. Em diversas situações esquecemos de quem nos ajudou e procurou se preocupar com o crescimento do nosso patrimônio e com a estabilidade da nossa vida nos âmbitos financeiro e emocional.
Muitas vezes somos tentados a mudar de relacionamento pelo novo encantador, porém sempre devemos ponderar e escolher quem de fato se preocupa com você. Em Presença de Anita, Fernando se iludiu na tentação daquela jovem sedutora que, por uma fantasia imatura e efêmera, acabou destruindo sua vida e da sua família.
Com essa fase de democratização nos investimentos dos brasileiros, vamos passar por muitas situações parecidas, porém você terá que ter a capacidade de averiguar quem verdadeiramente preza por você e acredita num relacionamento de longo prazo, e não em uma aventura como a de Anita.