Entenda a fuga da miopia e veja como se aplica nos seus investimentos
Popularmente, miopia significa a dificuldade de enxergar à distância com qualidade. Em 1997, Richard Thaler e Shlomo Bernatzi, economistas e estudiosos da decisão comportamental dos indivíduos, inspirados pelo conceito comum da doença, criaram a expressão “Aversão a Perdas por Miopia”, a fim de explicar a dificuldade de aceitar prejuízos relacionados a frequência de checagem dos investimentos. Dessa forma, concluíram que avaliar o desempenho da sua carteira de investimentos em curtos períodos de tempo facilita suas chances de observar perdas no portfólio, que poderiam levar a tomada de decisões precipitadas.
Por outro lado, olhar seus investimentos em maiores janelas de tempo, lhe poupa da angústia gerada pelas oscilações diárias de preços. Com o objetivo de tornar os resultados dessa teoria ainda mais eficazes, é interessante tomar conhecimento dos ativos existentes em seu portfólio para decisões com segurança e tranquilidade. Muitas vezes os investidores aplicam sem conhecimento algum acerca do risco ou até mesmo o tipo de mercado em que está entrando, e, quando ocorrem oscilações negativas, por exemplo, ficam desesperados e acabam por assumir prejuízo.
É de suma importância saber os motivos que te levaram a investir naquele ativo, pois se você confia e acredita nele, oscilações de curto prazo não necessariamente afetarão o desenvolvimento do negócio no longo prazo.
Cuide bem do seu dinheiro, se não sabe como, peça ajuda a um profissional qualificado. Saiba o real valor do seu dinheiro.