É verdade que determinar a liquidez de uma carteira não é simples. Eu vou te explicar agora, como determinar a liquidez da sua carteira de investimentos?
O que é Liquidez?
Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia, ou seja, refere-se ao prazo em que seu dinheiro estará disponível para saques, normalmente medido em dias úteis.
Como determinar a liquidez da sua carteira de investimentos?
Para se determinar o montante dependemos de previsões de acordo com a necessidade de caixa futura. Pode ser um desembolso a ser feito em três meses, a quitação da parcela do apartamento em um ano, a aquisição de um bem programado para 6 meses, uma viagem ou tudo aquilo que possa demandar capital.
A necessidade de liquidez deve ser feita de forma gradual, onde temos um percentual destinado a liquidez imediata – o montante que podemos sacar a qualquer momento. Para definir esse percentual não existe uma fórmula a ser usada ou que seja regra. A construção de um portfólio de investimentos, é algo individual e tem que atender à necessidade específica de cada um. No entanto, neste ponto, para determinarmos hipoteticamente qual seria esse montante dependemos da previsão de eventos inesperados. É aconselhado que haja 6x do total das despesas mensais, para o saque imediato.
Como foi dito, isso não é regra e esse montante depende da construção do portfólio como um todo. Se o portfólio for bem elaborado pode acarretar na redução do montante para 3x ou 2x, por exemplo. O interessante de se reduzir esse montante é perceber que com menos liquidez, consegue-se aumentar o retorno das aplicações.
Quanto MAIOR for a liquidez de uma aplicação, MENOR será o rendimento por este investimento.
Em relação ao prazo do investimento, fazer o possível a fim de criar uma hierarquia. Este é talvez o fator mais importante. O portfólio não pode ser elaborado sem um prazo de investimento definido. É importante ressaltar, este prazo pode ser aberto, ou seja, o cliente pode definir que não há previsão para resgatar o investimento. A ausência de data para o resgate dos investimentos é, também, um prazo.
Para exemplificar como a definição do prazo de investimento não é algo tão elementar existe uma questão clássica que é tema de provas de certificação do mercado financeiro:
Qual percentual adequado a ser investido em renda variável para um senhor de 70 anos, com renda permanente e testamento definido?
Sabendo que ele pretende deixar o maior patrimônio possível para os herdeiros. Essa é uma questão que busca definir qual o percentual de alocação em ações dado o prazo do investimento. A “pegadinha” aqui, reside no fato que, apesar de ser um senhor com 70 anos não ter, estatisticamente, muito tempo de vida, o investimento deve ser alocado em renda variável. Como podemos ver, o Prazo dos investimentos vai determinar invariavelmente o retorno do seu capital.
Acredito que o melhor exemplo para observar como o prazo do investimento afeta significativamente o patrimônio, é acerca da evolução da fortuna de Warren Buffet. O caso dele é sintomático, uma vez que ele conquistou toda sua fortuna no mercado acionário através do investimento de seu capital em renda variável.
Observa-se como o tempo foi generoso com os investimentos do investidor mais bem-sucedido de todos os tempos. Warren Buffet sintetiza o poder que o tempo tem em relação aos investimentos na seguinte frase:
Não importa quão grande seja o talento e esforço, algumas coisas simplesmente levam tempo. Você não pode fazer um bebê em um único mês usando nove mulheres grávidas.
Agora que você já aprendeu o que é e como determinar quanto de sua carteira de investimentos vai ficar em liquidez, é hora de colocar o conhecimento em prática. Na hora de investir no mercado financeiro, conte com a ajuda de um especialista em investimento. Marque uma conversa e conte com um profissional que poderá te ajudar a selecionar os melhores investimentos de acordo com as suas necessidades.