O botão de emergência

Falar sobre renda variável nem sempre foi algo comum para a maioria dos brasileiros. Claro! Como o próprio nome já diz, sua renda varia ao longo do tempo e, por conta disto, existe o risco de não ter rendimento sobre o capital investido no(s) ativo(s) ou até mesmo rentabilidade negativa.

A verdade é que tudo na vida precisa de preparo, técnica, planejamento e disciplina na execução. No mercado de renda variável não seria diferente.

Existem três tipos de análises dentro do mercado de bolsa de valores que servem para montar operações ou carteira de investimentos:

Tipos de análise
a) A análise fundamentalista voltada para o investidor de longo prazo, em que se compra um ativo esperando que essa empresa continue gerando valor nos próximos 5, 10, 15, 20 anos. É um tipo de análise que não se preocupa com oscilações de curto prazo.

b) A análise técnica, que consiste na probabilidade de um evento que aconteceu no passado se repetir no futuro através de padrões gráficos.

Seu público específico são investidores de curto/médio prazo que buscam ganhar com os momentos de bastante volatilidade de mercado, independentemente de resultados e balanços que a empresa cujo ativo foi comprado ou vendido esteja dando.

c) A análise de fluxo de ordem (ou o famoso tape reading) são operações abertas e fechadas exclusivamente dentro do mesmo dia (operações day trade) ou até mesmo em segundos. Aqui podemos caracterizar seus participantes como grandes especuladores de mercado.

Pois não é preciso avaliar qual ativo/empresa estão operando e muito menos padrões gráficos, mas sim, quem naquele exato momento de mercado está “agredindo” na compra ou na venda. Pode ser um estrangeiro, um grande institucional, um fundo de pensão, etc. Para entender melhor, é preciso falar um pouco sobre a teoria de fluxo de capital.

É o capital do mercado quem empurra o mercado em uma direção, um excesso de ordens na compra faz com que determinado ativo suba, um excesso nas ordens de venda faz com que o mercado caia.

Aperte o botão
A verdade é que todos os tipos de análise funcionam. Não existe a certa ou errada, a que dá mais lucro ou prejuízo. Durante esses 11 anos de experiência no mercado, pude presenciar investidores com sucesso e outros fracassando utilizando todas as análises acima mencionadas.

O que o deixará mais próximo do sucesso é o uso disciplinado do limite de prejuízo, o famoso stop loss. Todas as análises precisam desse “botão” de emergência e ele deve ser acionado caso nossas operações não caminhem como imaginávamos.

Anderson Marques

Anderson Marques

Co-fundador do Hora do Mercado. Pós graduado em Investimentos Financeiros e Private banking pelo Ibmec, com mais de 7 anos de vivência no mercado financeiro. Apaixonado por ajudar o brasileiro a investir melhor.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes do mercado:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANTENHA-SE CONECTADO

NOSSO PODCAST

EBOOK GRATUITO

Como Começar a Investir?

Aprenda de vez o passo a passo para iniciar sua jornada no mercado financeiro!