Muitas pessoas pensam em investir para render mais o capital que possuem, mas igualmente acreditam que o ato de investir demanda de muito capital e igualmente de muito conhecimento. O fato é que com poucos recursos e certo conhecimento sobre o mercado, você já consegue investir e rentabilizar bem o seu dinheiro guardado. Aqui quero trazer algumas dicas para você que está exatamente nessa fase.
Para quem está começando a investir agora e está decidido a encontrar boas opções de investimento para rentabilizar o seu dinheiro, descobrir boas alternativas para destinar o seu capital pode ser um verdadeiro desafio, por isso quero te ajudar.
O primeiro ponto aqui é que quando falamos sobre onde investir para render mais, muitos são os investidores até mesmo já experientes que recomendam uma única opção de investimento, como, por exemplo, o Tesouro Direto, mas o fato é que para ter um equilíbrio entre rentabilidade e risco e para obter bons retornos, se faz necessário o investimento em uma carteira bem diversificada.
Você ainda deve estar se perguntando onde investir, não é mesmo?
Veja, você não precisa ler todos os livros de investimentos nem mesmo seguir todos os maiores investidores da Bolsa de Valores, isso não vai te assegurar sucesso algum. O primeiro passo aqui é identificar o seu perfil investidor para poder ai sim escolher as opções de investimento mais adequadas para você.
Você pode ter um perfil mais conversador e preferir rendimentos menores em detrimento a uma maior segurança no investimento feito. Pode ser um investidor de perfil mais moderado, onde busca um equilíbrio maior entre risco e rentabilidade ou ainda ser um investidor totalmente arrojado que prefere arriscar nos investimentos para garantir uma boa rentabilidade.
Onde investir para render mais?
A partir da identificação do seu perfil se torna mais fácil encontrar onde investir para render mais dentro do seu perfil.
O que não faltam no mercado são opções de onde investir de acordo com o seu perfil e objetivos específicos. Para investidores de perfil mais arrojado, uma dica acaba sendo o investimento em ações. Vale a ressalva que para investir em ações acaba sendo necessário um bom conhecimento sobre o assunto para evitar perdas significativas, sem contar que nem sempre uma queda de um ativo expressa de fato sua desvalorização.
No investimento por meio de ações, não há limites no retorno do investimento feito, mas também acaba sendo possível perder tudo o que fora aplicado.
O Tesouro IPCA+ acaba sendo um investimento destinado para os perfis mais moderados e assim como outros tipos de investimentos tidos como híbridos.
Quando classificamos um investimento como híbrido isso significa que o seu retorno para o investidor é composto por uma taxa pré-fixada e igualmente por uma taxa pós-fixada.
No caso da pré-fixada, você sabe exatamente quanto terá de retorno no seu investimento. Já a taxa pós-fixada, está comumente atrelada a algum índice, no caso do Tesouro IPCA+ está atrelada ao IPCA e pode sofrer alterações ao longo de todo o período.
Investidores conservadores também contam com opções
Investidores de perfil conservador também possuem boas opções. Há boas opções para os investidores de perfil conservador, o fato é que a rentabilidade destes investimentos acaba sendo menor que investimentos de alto risco, por exemplo.
Para investidores conservadores, uma opção de investimento acaba sendo o Tesouro Prefixado, como o nome sugere o rendimento que o investidor terá ao longo de todo o período é prefixado, ou seja, ele sabe exatamente quanto terá de retorno se ficar com o título durante todo o tempo.
Normalmente títulos com tempo de validade maior apresentam melhor retorno para o investidor.
Gostou de saber mais sobre como investir para render mais? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!