FIP: Fundos de Investimentos em Participações – O que são?

FIP

FIP: Fundos de Investimentos em Participações

Fundos de Investimento em Participações, assim como Fundos de Investimentos em Ações, são fundos de investimento em Renda Variável.

Porém, enquanto os Fundos de Ações compram ações de empresas no mercado secundário, tento fatia do capital aberto daquela empresa buscando lucrar na valorização do Preço da Ação.

O que é FIP?

Os Fundos em Participações aplicam seus recursos em busca de participações ativas nas empresas, buscando participar do crescimento exponencial de uma empresa em ascensão, muitas vezes levando a empresa até o IPO, realizando parte de seus lucros adquirindo uma parcela das futuras ações da empresa.

É por causa dessa busca de participações ativas que FIP’s costumam investir em empresas de capital fechado.

Confira também esse conteúdo em forma de vídeo e se inscreva no nosso canal

Quais os tipos diferentes de Fundos em Participações?

FIP – Capital Semente

Busca adquirir participações em companhias ou sociedades limitadas que tenham receita bruta anual de até R$ 16 milhões. A empresa não pode ter apresentado receita superior a esse limite nos últimos três exercícios sociais;

FIP – Empresas Emergentes

Busca adquirir participações em companhias ou sociedades limitadas que tenham receita bruta anual de até R$ 300 milhões. Obedecendo as mesmas regras em relação aos faturamentos anteriores que as FIPS Capital semente.

FIP – Infraestrurura (FIP – IE) e FIP – Produção Econômica intensiva em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

São fundos que mantém seu patrimônio investido em títulos de emissão de sociedades anônimas, de capital aberto ou fechado, que desenvolvam, respectivamente, novos projetos de infraestrutura ou de produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de energia, transporte, água e saneamento básico, irrigação e outras áreas prioritárias para o Poder Executivo Federal.

Cada um desses fundos deve ter, no mínimo, cinco cotistas, sendo que cada cotista não pode ter mais de 40% das cotas emitidas pelo fundo. O cotista também não pode ter rendimentos superiores a 40% do rendimento do fundo.

FIP – Multiestratégia

São fundos que que diversificam seu patrimônio entre todas as outras estratégias apresentadas anteriormente. Outra peculiaridade é que esses fundos podem investir 100% no exterior, entretanto, apenas Investidores Profissionais podem adquirir cotas desses fundos.

Regras para o FIP

Os FIPs devem manter, pelo menos, 90% de seu patrimônio investido em ações, debêntures simples, bônus de subscrição ou outros títulos e valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações de emissão de companhias abertas ou fechadas.

A exceção são as debêntures simples, cujo limite máximo é de 33% do capital subscrito do fundo. Até 20% de seu capital subscrito pode ser em ativos no exterior, desde que tais ativos possuam de mesma natureza econômica. Adicionalmente, pode investir em cotas de outros FIP ou em cotas de fundos de ações – mercado de acesso para fins de atendimento do limite mínimo de 90%.

Vantagens em Investir em FIP

Como Fundos em Participações buscam investir em empresas que estão em fase de estruturação e amadurecimento, o upside se torna muito relevante. As escolhas de bons fundos, que buscam investir em boas empresas com grande potencial de crescimento, podem trazer ao Investidor ganhos muito expressivos.

Outra vantagem é a participação ativa do fundo dentro da gestão da empresa, seja através de acordo de acionistas, seja através de presença no bloco de controle, o gestor do fundo estará sempre presente na gestão do ativo onde está sendo feito o investimento.

É claro que se o gestor do fundo não ter aptidão em gestão de empresas, é provável que sua interferência traga impactos negativos para a empresa que recebeu o Investimento.

Desvantagens em Investir em FIP

A principal desvantagem está na Liquidez. Diferente de outros fundos, nos Fundos em Participações, o Investidor só poderá fazer o resgate de suas cotas no vencimento do FIP. Caso decida vender suas cotas, não poderá fazer no Mercado Organizado e muitas vezes não encontrará compradores dispostos a comprar por um preço justo.

Converse com seu assessor de investimento e conheça as ofertas de cotas em fundos em participações.

Gustavo Barbosa

Gustavo Barbosa

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes do mercado:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANTENHA-SE CONECTADO

NOSSO PODCAST

EBOOK GRATUITO

Como Começar a Investir?

Aprenda de vez o passo a passo para iniciar sua jornada no mercado financeiro!