ESG, a prática de Investimentos sustentáveis que virou Moda

Se você quer investir, mas não quer prejudicar o meio ambiente, a saúde ou o desenvolvimento moral da sociedade, pode investir em negócios sem violar seus princípios éticos.

Gostou dessa ideia?

Este material descreverá os pontos-chave aos quais os empresários que planejam iniciar atividades de investimento devem prestar atenção.

Conceito Sustentável

Ao planejar a criação de um projeto de investimento, o investidor, em primeiro lugar, deve considerar e avaliar os critérios ESG.

Decifrar cada letra ajudará você a entender o que significa:

Critérios Ambientais (E)

Podem incluir o uso de energia, resíduos, poluição, conservação de recursos naturais, etc.; eles também podem ser usados ??para avaliar quaisquer riscos ambientais e como a empresa está gerenciando esses riscos.

Por exemplo, existem problemas associados à propriedade de terrenos contaminados, descarte de resíduos perigosos, gerenciamento de emissões tóxicas ou conformidade com as regulamentações ambientais do governo?

Esfera Social (S)

Definem a relação comercial.

É importante estar atento às condições de trabalho da empresa, à saúde e segurança dos colaboradores, e levar em consideração os interesses das demais partes interessadas.

Governança Corporativa (G)

No que se refere à governança corporativa, os investidores devem considerar práticas contábeis precisas e transparentes, garantindo que as empresas evitem conflitos de interesse na seleção de membros do conselho e não se envolvam em atividades ilegais.


Como resultado dessa análise, os investidores recusam ou reduzem sua participação em empresas cujas atividades poluem o meio ambiente, esgotam recursos e estão associadas ao negócio do tabaco, jogos de azar ou álcool.

Os princípios de investimento responsável foram formulados pela primeira vez em 2005 por um grupo de investidores sob indicação da ONU e pessoalmente por iniciativa do Secretário-Geral, Kofi Annan.

Qualquer organização pode se juntar a eles – No início de 2021, a lista já tinha 3.586 membros.

Princípios do Investimento Sustentável

  • Integrar questões ambientais, sociais e de governança na análise de investimentos e nos processos de tomada de decisão;
  • Integrar questões ambientais, sociais e de governança nas políticas e práticas;
  • Exigir que os destinatários dos investimentos divulguem adequadamente informações sobre questões ambientais, sociais e de governança;
  • Promover a adoção e implementação dos Princípios no setor de investimentos;
  • Melhorar a eficácia da implementação dos Princípios;
  • Relatar as atividades e o progresso feito na implementação dos Princípios.

Há uma tendência de crescimento constante do investimento responsável no mundo.

Os investidores querem apoiar empresas que não só pensam no lucro a qualquer custo, mas também se preocupam com o meio ambiente e seus funcionários, e são intolerantes à corrupção, à discriminação racial e de gênero.

Especialistas argumentam que o maior interesse em investimentos ESG é demonstrado por pessoas que nasceram no final do século XX.

Representantes desta geração acreditam que tal abordagem os ajudará a combater as mudanças climáticas no planeta, a desigualdade social na sociedade e a violação de direitos e liberdades.

Edelman Trust Barometer, em um estudo realizado em 2020, mostrou que 71% dos consumidores estão dispostos a abandonar uma marca que só trabalha por dinheiro, que não se preocupa com os clientes, o impacto no meio ambiente e o consumo doméstico.

Classificação ESG

As agências internacionais compilam classificações ESG para que os investidores possam comparar as empresas.

A agência MSCI compila uma das maiores classificações para medir a resiliência do emissor a riscos ambientais, sociais e corporativos significativos de longo prazo.

As classificações ESG variam de Líder (AAA, AA), Médio (A, BBB, BB) a Atrasado (B, CCC) – Quanto mais alto a classificação de uma empresa, mais atraentes suas ações são para investidores responsáveis.

Impacto da Pandemia

Os empreendedores que desejam iniciar um Investimento Responsável devem observar que, como resultado da pandemia da Covid-19, todos os esforços foram direcionados para os métodos ‘S’ no ESG.

As empresas regulamentadas são avaliadas por sua capacidade de fornecer sistemas e controles eficazes para permitir que cumpram suas obrigações regulamentares para o trabalho remoto.

Conclusão

Investir com responsabilidade significa entender que as questões ambientais, sociais e de governança afetam o desempenho dos negócios. Esses padrões são fatores centrais que medem o impacto ético e a sustentabilidade dos investimentos.

Entre em contato conosco para receber conselhos sobre a análise e avaliação dos riscos ESG associados a investimentos.

Também não deixe de acompanhar os outros artigos que publicamos aqui na Hora do Mercado. No nosso site você encontra diversas dicas sobre mercado financeiro, investimentos, e muito mais!

Redação Hora do Mercado

Redação Hora do Mercado

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes do mercado:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANTENHA-SE CONECTADO

NOSSO PODCAST

EBOOK GRATUITO

Como Começar a Investir?

Aprenda de vez o passo a passo para iniciar sua jornada no mercado financeiro!