Você certamente já deve ter ouvido falar alguma coisa sobre o conceito de educação financeira, mas sabe o que significa e, sobretudo, a sua importância? Vamos bater um papo sobre o assunto?
A ideia de educação financeira abrange aquele conceito que nos faz ter uma relação melhor com o dinheiro e igualmente com as despesas e isso faz com que consigamos fazer investimentos e escolhas mais assertivas na área de economia em nossa vida.
A partir da educação financeira conseguimos um equilíbrio melhor entre despesas e receitas, igualmente conseguimos optar pelas melhores opções na hora de contratar um empréstimo ou financiamento. Somente por essas delimitações iniciais conseguimos ter uma percepção sobre a importância da educação financeira, não é mesmo?
Com educação financeira se tem todas as ferramentas para incrementar as opções de rentabilidade (através de bons investimentos, por exemplo) para conquistar patrimônio e alcançar também os seus sonhos.
Educação financeira em nível pessoal/familiar
Nessa instância diz respeito ao controle do dinheiro sobre as despesas, buscando um equilíbrio de modo que se possa suprir todas as necessidades da família e igualmente seja possível poupar e investir. Poupar e investir acaba sendo extremamente importante e com educação financeira você perceberá isso rapidamente.
Por meio da educação familiar e do planejamento financeiro estratégico é que se faz possível alcançar os grandes sonhos da família, assegurar conforto e conquistar patrimônio. Dessa maneira, acaba sendo imprescindível o envolvimento de todos com a sua aplicação e dinâmica.
Para as crianças pode inclusive ser uma excelente ferramenta de aprendizado e desenvolvimento, sendo o primeiro contato com o dinheiro que faz uma grande diferença dependendo de como ocorra. Por isso, inclua as crianças nesse processo de maneira lúdica e educativa.
Um dos pontos importantes da aplicação da educação financeira em casa é o orçamento familiar onde devem constar todos os gastos e deve ser atualizado mensalmente para evitar surpresas no final do mês.
Educação financeira na empresa
A educação financeira também é fundamental nas empresas afinal, sem ela a mesma está fadada ao fracasso, ou seja, a falir em pouco tempo de atuação.
Para falar a verdade, do ponto de vista de importância, a educação financeira empresarial se torna ainda mais importante, uma vez que envolve o emprego de recursos de terceiros, mão de obra, e tempo, para citarmos apenas alguns.
Para que você tenha uma ideia, no caso da empresa, um pequeno descuido de administração pode colocar tudo a perder, às vezes tudo que fora construído há vários anos pode ser destruído.
Mas então qual a importância da educação financeira?
Você conseguiu ter uma ideia do conceito de educação financeira? Ainda não? Em síntese, se fossemos colocar em poucas palavras, poderíamos dizer que a educação financeira é o que permite a sobrevivência de uma empresa e que você não acabe no vermelho na administração das suas contas pessoais.
De maneira mais direta e pouco categórica a educação financeira permite que tenhamos um pouco de liberdade sem que tenhamos que viver presos ao dinheiro, como comumente ocorre na maior parte dos casos.
Além disso, a educação financeira está pautada na construção de hábitos, tais como anotar os respectivos gastos que possui, pesquisar os melhores preços e condições de pagamento para evitar o pagamento de extras, evitar dívidas sempre que possível, poupar, planejar estrategicamente e investir.
Quando falo sobre investir por favor, não se limite a poupança, que, aliás nem mesmo deveria sem uma opção de investimento, uma vez que apresenta rendimentos tão irrisórios. Há no mercado diferentes opções de investimento igualmente seguras e com uma rentabilidade de longe superior.
E como vimos, a boa escolha dos seus investimentos faz parte da boa educação financeira.