Bear Market: o que isso significa?

bear market

Você já ouviu a expressão Bear Market? Por tradução literal acaba sendo bem simples entender o que significa. Buscando no inglês, temos algo próximo a mercado urso ou mercado do urso, em tradução literal e livre. Não sabe bem o que isso quer dizer? Você chegou ao lugar certo, quero que explicar alguns fatores importantes sobre o cenário do Bear Market ou mercado do urso.

Quando uma ação, por exemplo, ou mesmo todo um setor do mercado está em queda, seus acionistas e todos aqueles que possuem direta relação financeira/econômica se preocupam com o destino do mercado. Uma preocupação mais do que justificada, é claro.

Nesse sentido, quando essa ação, mercado, setor ou segmento já em queda apresenta projeção ainda mais negativa de que as coisas continuarão ainda piores, ou em outras palavras, que o cenário continuará negativo e essa se configura como uma visão generalizada, temos então o mercado do urso, ou Bear Market.

Não importa para o Bear Market, também mencionado como mercado de baixa, quanto o ativo ou segmento tenha caído e esteja desvalorizado, a projeção acaba sendo de mais desvalorização e o descrédito impera. Podemos dizer igualmente que o conceito do mercado urso está na linha oposta ao Bull Market ou basicamente onda de otimismo agindo sobre os investimento e mercados.

Ao contrário do Bear Market usado para designar momentos de extremo negativismo em relação a determinado segmento, o Bull Market marca o extremo otimismo.

Calma que eu vou te explicar isso melhor logo abaixo.

Confira também esse conteúdo em forma de vídeo e se inscreva no nosso canal

Bull Market x Bear Market

Bull e Bear Market são usados para definir o estado geral de como o mercado está sendo encarado por outros agentes econômicos e são basicamente pontos opostos, são lados de uma mesma moeda. Estão interligados, mas não dizem a mesma coisa, muito pelo contrário.

Quando há a instalação do Bear Market podemos dizer que há o pensamento negativo em relação ao mercado econômico e a projeção de queda. No caso do Bull Market temos o pensamento otimista e a projeção de grandes altas.

Em tese, quando um está presente, não há o outro, exceto que haja divergência de interpretação em relação ao que pode ocorrer em um determinado caso, mas de qualquer maneira, quando falamos sobre Bear ou Bull Market falamos sobre o pensamento generalizado dos demais agentes econômicos sobre um em específico e não de análises isoladas.

As delimitações de um e outro não são claras e um vai progressivamente dando lugar ao outro conforme o cenário vai se alterando.

Um bom exemplo de Bull Market acaba sendo os Estados Unidos que vem de mais de dez anos de uma visão e projeção extremamente positiva do seu mercado. Todavia, segundo especialistas, a economia começa a dar indícios de que entrará em um período de Bear Market em breve.

Voltando ao Bear Market, como ele funciona na prática?

Voltando especialmente ao mercado do urso, nosso assunto central aqui, vamos ver como ele funciona na prática?

O Bear Market por definição padronizada diz respeito a um bem, ativo ou título que tenha caído mais de 20% em relação a uma alta anterior de mesma expressividade.

Para que o conceito possa ser aplicado a todo um mercado, por exemplo, precisa atingir pelo menos cerca de 80% dos seus ativos/títulos.

Vale destacar, entretanto, que o Bear Market não se caracteriza apenas através de números e envolve todo um processo no qual os agentes econômicos envolvidos (empresários, investidores e a sociedade civil) são embalados em um sentimento de grande negativismo em relação ao cenário econômico.

O mais curioso no caso do Bear acaba sendo que o mesmo se alimenta de si próprio. Por exemplo, há a projeção de que as ações, títulos e congêneres caiam ainda mais e com isso, os investidores se desfazem de seus ativos e isso despenca ainda mais o seu valor de mercado dos títulos, ações e similares. Em outras palavras, o Bear Market se alimenta de si mesmo.

Gostou de saber mais sobre o Bear Market? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Redação Hora do Mercado

Redação Hora do Mercado

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes do mercado:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANTENHA-SE CONECTADO

NOSSO PODCAST

EBOOK GRATUITO

Como Começar a Investir?

Aprenda de vez o passo a passo para iniciar sua jornada no mercado financeiro!