Você já sentiu isso? Todos os meses você recebe o seu salário e não consegue arcar com todas as suas contas? Se você já sentiu isso precisa ler até o final o que tenho a te dizer e seguir o passo a passo de como se livrar de suas dívidas.
1. Monte seu orçamento familiar.
A primeira coisa a se fazer é saber de onde vem e para onde vai o dinheiro que você ganha. Não estou dizendo que é fácil, utilize planilhas gratuitas que você encontra na internet, utilize aplicativos de smartphones para que você anote tudo, mas TUDO MESMO, até uma bala que você compre na conveniência. Talvez você precise envolver a sua esposa, família, para que montem juntos, considero essencial.
2. Relacione todas as suas dívidas:
Faça uma lista com suas obrigações por ordem de vencimento. Primeiro as contas mais atrasadas. Coloque apenas as dívidas pessoais, se você é empresário, faça uma lista com as da pessoa jurídica. O maior erro dos empreendedores é misturar as contas, se você faz isso é o momento de separá-las.
3. Separe as despesas fixas de empréstimos.
Coloque na planilha os gastos essenciais, aqueles que você precisa para sobreviver. Por exemplo: energia elétrica, gás, água, combustível, IPVA, comida, remédio, etc. Atente-se para separar o que é essencial e o que não é. Na mesma tabela, elenque o quanto de juros você paga por cada empréstimo que você tem, seja ele do cheque especial ou aquele dinheiro que você pegou emprestado de um familiar, amigo, enfim, coloque a porcentagem que você paga todos os meses.
4. Negocie todas as suas dívidas.
Agora que você tem um orçamento familiar bem definido, você sabe o quanto você pode pagar. Saia de sua zona de conforto e negocie com base nos seus rendimentos mensais. Comprometa-se com prestações 50% menores do que você acredita que consegue arcar e só faça isso mediante um orçamento bem organizado. Negocie primeiro as dívidas com juros mais altos.
5. Seja sincero com você mesmo.
É o momento de você decidir quais dívidas você é capaz de pagar e quais não é. Seja transparente com o credor, mas nunca deixe de honrar com seus
compromissos.
6. Tenha palavra.
Arque com todas as negociações que você conseguiu realizar. Se você não está conseguindo, é hora de voltar para o orçamento e olhar o que aconteceu. Caso seja necessário, venda seu carro e passe a andar de Uber, táxi, mude para uma moradia onde pague menos aluguel, more em um lugar que seja estratégico, menor e mais barato. Adeque-se ao momento atual, mas não deixe de cumprir com seus acordos.
7. Confie em alguém.
Aquelas contas que você não consegue arcar procure um amigo que seja bom em negociação ou até mesmo um advogado para negociar.
Pronto, agora que você já se livrou das dívidas comece a gastar menos que ganha e investir bem a diferença.