Muitos termos utilizados no mercado financeiro podem causar estranheza para grande parte das pessoas que estão adentrando nesse universo agora. Mas não se assuste, inicialmente pode realmente parecer difícil, mas com paciência e busca por mais conhecimento, tudo se torna mais fácil. Hoje quero conversar com você sobre Bull Market.
Quando falo que o conhecimento pode transformar, não me referido apenas a uma fala bonita sem sentido algum, pelo contrário, com conhecimento você pode realmente fazer coisas impressionantes e dentro do mercado financeiro/econômico não seria diferente.
Se você conhecer um pouco sobre o Bull Market, você estará um pouco mais perto de entender a dinâmica do mercado e poderá com isso fazer escolhas mais assertivas. Vem comigo?
Confira também esse conteúdo em forma de vídeo e se inscreva no nosso canal
O que é Bull Market?
Por tradução literal, o termo Bull Market advém do inglês e significa mercado do touro. Na prática, consiste em uma expressão utilizada para definir que o mercado, ou um ativo, após um histórico coeso de sucessivas altas, indica que pode subir ainda mais. Como assim? Calma que eu te explico isso melhor.
O termo Bull Market é utilizado para definir um contexto no mercado financeiro onde o pensamento coletivo é de otimismo, onde se acredita, com base no histórico de um ativo, mercado, título ou ação, que o mesmo subirá ainda mais após sucessivas altas.
É uma onda de otimismo agindo sobre os investimentos, mas que vale destacar que não dura para sempre. É importante destacar porque quando falamos de investimentos, não estamos falando de resultados permanentes e tão pouco de resultados imediatos, mas isso daria uma outra longa história, que poderemos conversar em um outro momento.
Voltando a ideia do mercado do touro, como algumas pessoas traduzem o sentimento do Bull Market, o mesmo se configura como o oposto do Bear Market, o mercado do urso. Nesse caso, temos uma grande onda de negativismo sobre os investimentos e curiosamente o Bear Market se alimenta de si próprio fazendo com que perdure ainda mais. Tanto o Bear Market quanto o Bull Market, ambos estão um a espreita do outro.
Como podemos entender o Bull Market?
Na prática o Bull Market acaba sendo bem fácil de entender, o mesmo se configura com o aumento de vinte por cento no valor de um título, mercado ou ativo após uma queda anteriormente registrada de vinte por cento igualmente.
Mas assim como o Bear Market, o Bull Market não envolve unicamente apenas porcentagens e números, ele está diretamente relacionado com a expectativa quanto ao mercado financeiro. Por exemplo, quando temos essa alta temos todo o entusiasmo dos investidores que aguardarão uma mudança sistemática na economia.
Dentre a esperança no Bull Market está o aumento na oferta de emprego, aumento no Produto Interno Bruto, aumento na lucratividade das empresas, redução da taxa de juros, dentre outros.
Todas essas consequências que gradativamente vão ocorrendo favorecem ainda mais o otimismo sobre o mercado, ativo ou título. Em outras palavras, podemos dizer basicamente que assim como o Bear, o Bull Markettambém se alimenta de sim próprio.
Os resultados provocados pelo otimismo econômico favorecem com que o otimismo se mantenha. E por falar em manutenção, o Bull Market pode durar apenas alguns meses ou alguns anos, tudo depende do desenrolar da economia e das ações feitas nesse sentido.
Impossível prever a queda do Bull Market
Assim como acaba sendo impossível prever quanto o Bull Market vai durar assim que ele se instala, como, por exemplo, um mês, dois meses, ou alguns anos, acaba sendo impossível determinar quando ele chega ao fim.
Assim como a queda do Bear Market, podemos dizer que não se configura em algo abrupto, mas gradativo, que ocorre progressivamente. Ou seja, aos poucos um vai dando lugar ao outro.