O que é o Índice Beta?
O Índice Beta é um indicador bastante utilizado por investidores na análise fundamentalista. Além de correlacionar os investimentos em uma carteira, ele tem como objetivo determinar a sensibilidade de um ativo em frente a um índice de referência do mercado.
Aqui no Brasil, os índices de referências mais comuns são o Ibovespa e o IbrX. O S&P 500, Dow Jones, DAX e Nikkei estão entre os índices internacionais mais conhecidos.
Como é calculado o Beta?
O Beta é calculado usando a covariância entre o retorno da carteira com o índice de referência de mercado, dividida pela variância da rentabilidade da carteira:
O Beta de uma carteira de investimento por inteiro, pode ser representado pelo calculo da média ponderada de todos os ativos que compõe a carteira.
Como usar o beta como parâmetro
Utilizemos algumas possibilidades de valor do beta:
Beta > 1
Significa que o ativo possui um risco alto, já que sua rentabilidade varia mais que o proporcional ao mercado. Indica que o ativo rende mais que o índice de referência de mercado (e.g. Ibovespa, CDI), consequentemente a variação negativa também pode ser maior.
Beta < 1
Significa que o investimento em questão é de baixo risco, pois a rentabilidade varia menos proporcionalmente ao índice de referência de mercado.
Beta negativo
Quando ocorrem situações de beta negativo, indica que o investimento rende em direção contrária ao mercado. Como exemplo podemos analisar o caso do ouro, que tende a valorizar muito em período de crises financeiras
Beta = 0
Tende a indicar que o investimento é pouco correlacionado às variações do mercado. Indica que mesmo com variações positivas ou negativas do índice de mercado, o ativo teria a rentabilidade constante mantida.
Exemplo
Agora que aprendemos como é calculado o Beta, podemos trazer isso a uma aplicação no mundo real.
Consideremos uma carteira com um baixo risco, que tem um beta de 0,6.
Isso significa que, com o beta de 0,75, se o índice de mercado tiver uma alta de 15%, muito provavelmente o retorno desse portfólio será 11,25%.
Ou seja, se o índice de mercado vier a cair 15%, o retorno negativo do portfólio seria de 11,25%.