Você que quer começar a investir, em algum ponto, terá que escolher as melhores ideias e investir em ações da maneira mais eficiente e, em certo momento, sua função também é saber quando realizar os lucros.
Esta lista de dicas pode servir como um plano para ajudá-lo a ter certeza de que está tomando as medidas certas para aumentar seu capital antes de investir.
Mas o que é realmente investir em um mercado de ações? É eficaz? É rentável para o seu negócio? Se você quiser saber a resposta dessas perguntas, continue lendo.
Elabore Um Plano
O que procura em um investimento? Uma blue chip pagando dividendos estáveis?
Talvez você tenha a coragem de comprar ações que podem subir acentuadamente, mas que podem cair a zero, portanto, é importante ter um plano com antecedência.
O roteiro que você criar deve resistir ao teste do tempo, portanto, dedique um pouco de seu tempo e seja honesto consigo mesmo sobre sua tolerância ao risco, necessidades financeiras e metas de longo prazo.
Depois de criar seu plano, mantenha-o à sua frente e pergunte a si mesmo se seu portfólio contém os investimentos que você almejou originalmente.
Tire Um Tempo para Avaliar
Você pode não ter tempo ou inclinação para olhar para tantas empresas, mas se quiser investir, você precisa reservar algum tempo todas as semanas para estudar as ações.
Se você não gosta de aprender sobre ações, é melhor investir em um fundo mútuo.
E, mesmo que goste de explorar, você precisará encontrar maneiras de manter o processo divertido; de imediato, você pode optar por conduzir sua pesquisa lendo análises diárias e acompanhando eventos internacionais como o TedX.
Analise Seus Concorrentes
Depois de selecionar as ações mais atraentes, verifique como elas se comparam à suas concorrentes.
As melhores ações costumam ter o maior crescimento de vendas, o maior lucro bruto, o maior retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e os balanços patrimoniais mais limpos.
Raramente há um motivo para possuir a segunda ou terceira melhor empresa, a menos que o preço de suas ações seja muito inferior ao dos líderes do setor.
Líderes medidos por esses critérios financeiros normalmente geram os maiores retornos de investimento ano após ano.
Reserve um momento para comparar o desempenho da empresa ano após ano – Observe os últimos três ou cinco anos – Se a economia não está em pânico, o desempenho financeiro deve melhorar a cada ano.
Conheça o Ciclo Econômico
Certos setores entram e saem dos favoritos dependendo de onde estamos no ciclo econômico, e os investidores podem tirar proveito desse fenômeno praticando a rotação de setor.
À medida que a economia desacelera, os investidores vão para defensiva e recuam em relação às grandes empresas de consumo, como a Nestlé e a Coca-Cola.
Essas empresas geralmente não veem muitos danos com a desaceleração e são vistas como refúgios seguros durante as crises.
Quando a economia parece que chegou ao fundo do poço e pode começar a se reverter, os investidores tendem a comprar ações de baixa capitalização.
Sendo assim, conhecer os ritmos naturais do mercado pode ajudar a reduzir o número de empresas que você deve procurar a qualquer momento.
Seja Paciente
Essa é a parte mais difícil de investir: muitos investidores compram ações antes de saberem o suficiente sobre elas.
Investidores experientes irão lhe contar sobre a frustração total que acompanha à espera de uma grande ideia de investimento só porque eles não têm dinheiro para comprar quando surge a oportunidade.
Mantenha-se Atualizado
Evitar perdas em ações que você já possui é tão importante quanto ganhar dinheiro com ações futuras.
Como primeiro passo, leia todas as notícias da bolsa dos últimos 60 dias em um site como o Hora do Mercado.
Mesmo que você leia o máximo possível sobre suas promoções, lembre-se de confiar em sua intuição: você pode encontrar informações que parecem ruins, mas a ação não cai conforme o esperado.
Isso ocorre porque os investidores costumam ser lentos para responder à más notícias e apenas se desfazem das ações depois de ouvir as notícias realmente ruins.
Em muitos casos, as pequenas notícias negativas que você acabou de encontrar são um prenúncio de notícias muito piores.
Saiba Quando Sair
Há dois motivos para vender as ações: o estoque atingiu o nível desejado ou os motivos originais para possuí-lo não são mais relevantes – Livre-se de suas emoções ao negociar, mantendo seu plano e vendendo.
Após a venda, não desista de todas as informações valiosas que você acumulou enquanto deteve o estoque, no entanto, aproveite todo esse conhecimento que você acumulou ao analisar a empresa.
Verifique as últimas notícias e tendências de preço de cada ação uma vez por mês para ver se o negócio está melhorando ou se o preço das ações se tornou mais atraente.
Conclusão
Uma das melhores formas de começar a investir no mercado de ações é utilizando plataformas de simulação, com dinheiro virtual.
Desta forma, você poderá escolher quais os ativos que melhor se adequam aos seus objetivos e assim começar aos poucos a perceber como funciona o mercado, como pode comprar e vender e como criar uma carteira de investimentos.
É fundamental seguir todas essas dicas para aprender a investir no mercado de ações – O simples fato de pular uma dessas dicas pode impedir nosso grande objetivo, que é aprender a investir.
E você? Já investiu? Pretende investir algum dia? Nos conte aqui embaixo.
Ah, e não se esqueça de nos seguir lá nas redes sociais, por lá você se atualiza com todas as dicas e informações essenciais para o seu desenvolvimento no mercado financeiro.